Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade promove a XI Caminhada contra a Obesidade, em Salvador

Cartaz anuncia XI Caminhada do Movimento Contra Obesidade que ocorre no Jardim de Alah, em Salvador.

Cartaz anuncia XI Caminhada do Movimento Contra Obesidade que ocorre no Jardim de Alah, em Salvador.

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate ao sobrepeso e à obesidade e promover a pratica de atividade física e os hábitos saudáveis, o Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO) realiza a XI Caminhada Movimento contra Obesidade, neste domingo (21/10/2018), com saída do Jardim de Alah em direção ao antigo Aeroclube. Simultaneamente, acontecerá a Iª Caminhada Nacional contra a Obesidade da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

A concentração será a partir das 8 horas, quando haverá sessão de aquecimento e exercícios de alongamento. No local, uma equipe do Laboratório Linus Pauling também estará disponibilizando, gratuitamente, exames básico como medição de glicemia e colesterol e aferição de pressão. O Grupo Internacional Mundo Capoeira fará uma participação especial no evento: vai apresentar uma roda de capoeira, durante a concentração dos participantes e, durante a Caminhada, fará performances rápidas em alguns pontos do percurso.

As caminhadas do NTCO e da SBCBM integram as comemorações pelo Dia Mundial de Combate à Obesidade e Dia Nacional de Prevenção da Obesidade e contam com o apoio da TV Bahia, da Fundação José Silveira e do Shopping da Bahia.

A participação é gratuita, mas para quem desejar usar a camisa da Caminhada, o kit pode ser trocado por três quilos de alimentos não-perecíveis a partir do dia 17 de outubro na sede do NTCO (Rua Agnelo de Brito, 187, Centro Odontomédico Henry Dunant, Federação). Os alimentos arrecadados serão encaminhados para instituições assistenciais.

Em Salvador, a obesidade atinge 19,9% da população e supera a média nacional, que é de 18,9%, de acordo com a última Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada pelo Ministério da Saúde em todas as capitais do país. “O sobrepeso e obesidade são responsáveis por inúmeras doenças que comprometem a saúde, a qualidade de vida e podem levar à morte.” alerta o cirurgião bariátrico, Adriano Rios, diretor do NTCO. O tratamento cirúrgico é recomendado em casos específicos, quando o grau de obesidade ou de doenças associadas com risco de morbidade torna a cirurgia uma alternativa mais eficaz e resoluta. “O que muitos não sabem é que o hábito de se exercitar regularmente também é um dos fatores responsáveis por manter os resultados e diminuir a desistência do tratamento pós-cirurgia bariátrica”, esclarece o médico.

“A prática regular de atividade física é um dos pilares para uma vida saudável e uma das principais recomendações no combate à obesidade”, afirma o educador Eric Simas, da equipe do NTCO.

Entre as doenças e complicações associadas ao excesso de peso, estão hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, artropatias (doenças das articulações), diabetes mellitus tipo 2, problemas de circulação, refluxo gastroesofágico, apneia so sono (parada respiratória involuntária durante o sono), colesterol alto, esteatose hepática (gordura no fígado), vários tipos de câncer, disfunções respiratórias, distúrbios hormonais, depressão e outros transtornos psicológicos.

Considerada uma doença crônica, multifatorial, progressiva e que pode causar a morte precoce, a obesidade resulta de um desequilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas e a quantidade gasta, causando acúmulo de gordura. A doença é reconhecida, hoje, como importante problema de saúde pública. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, trata-se de uma epidemia global, decorrente de hábitos alimentares, sedentarismo e fatores genéticos. Uma pessoa com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 30 é considerada obesa. O IMC é calculado dividindo-se o peso da pessoa em quilos por sua altura ao quadrado.

Sobre o NTCO

Com 17 anos de fundado, o Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO) atua no tratamento clínico e cirúrgico da obesidade e suas comorbidades. Como agente social na luta contra a doença, o NTCO conta com equipe multidisciplinar com cirurgiões, endocrinologista, oncologista, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, pneumologista, educador físico e fisioterapeuta, oferecendo todo suporte necessário para uma abordagem integral do paciente. A clínica é dirigida pelo cirurgião bariátrico, Erivaldo Alves, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]