Momento ‘Fala Fenatifs’ traz temas polêmicos para debate do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana

Cartaz anuncia momento 'Fala Fenatifs' no Teatro do Cuca.

Cartaz anuncia momento ‘Fala Fenatifs’ no Teatro do Cuca.

O último momento Fala FENATIFS da 11ª Edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana traz como motivação e reflexão o Teatro Infantil com toda diversidade e as múltiplas possibilidades que são oferecidas. O encontro será realizado nesta quinta-feira (11/10/2018), às 19:30 horas, no Teatro do Cuca – Centro Universitário de Cultura e Arte. Para fazer parte desse momento, a Cia Cuca de Teatro, anfitriã do FENATIFS, convida artistas, educadores, estudantes, pais e a comunidade em geral para estarem presentes.

“Falar, posicionar, refletir, seguir, descobrir rotas para o teatro feito para crianças, faz-se necessário compreender os percursos cênicos e os dispositivos artísticos e/ou educativos propostos nos diferentes contextos deste fazer”, essa é uma das falas de Débora Landin, doutoranda em teatro pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Débora é uma das convidadas da 11ª Edição para o momento Fala Fenatifs. A artista e educadora dialoga a partir dos referenciais sujeitos, contextos e conhecimentos, trazendo como proposta o pensar a infância como uma ‘criação’ da sociedade sujeita a mudar sempre que surgem transformações sociais mais amplas.

Segundo Débora, representada como diferente do adulto em termos psicológico, afetivo e cognitivo, a criança passa a fazer jus a um espaço educacional também diferenciado, como produções artísticas fundadas nessa distinção. Sua pesquisa, como artista e educadora, tem sido conduzida pelo desejo de compreender o devir lúdico e inquietante que se processa com crianças – de diferentes realidades e faixas etárias – mediante a experiência sensível do fazer e apreciação teatrais.

E é a partir dessas perspectivas que no Fala Fenatifs, Débora vem partilhar possibilidades que possam ajudar a compreender melhor como as palavras, as imagens, as histórias e as performances podem mudar qualquer coisa no mundo em que vivemos.

Além de Débora, o Fala Fenatifs traz também a presença de Karina de Faria, socióloga, mestre em Administração de Empresas e Doutora em Artes Cênicas que destaca a importância da família que frequenta espetáculos junto com as crianças. Para Karina, esses são momentos ricos que favorecem a formação da criança, estimulando a sua capacidade crítica, “… e tudo isso com o prazer do ritual e da fruição, afinal estar na plateia é também um grande momento de lazer” salienta Karina.

Quem também estará esquentando o debate do Fala Fenatifs do penúltimo dia do Festival é Rosa Griô, produtora cultural, contadora de histórias, arte educadora e coordenadora cultural das Escolas Culturais de Rio de Contas – BA, vai nos falar da sua experiência com a criança na tradição Griô, suas vivências e aprendizados nessa arte de contar e encantar com as histórias de tradição oral que são passadas de geração em geração.

E para completar esse time de mulheres pulsantes da cultura e da educação no Estado da Bahia, o Fenatifs conta com a presença de Izabella Saback, pedagoga e psicopedagoga que atualmente trabalha como orientadora educacional em escola, além de coordenar o GEEM – Grupo de Estudos em Educação Moral em Feira de Santana, integrando o GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral UNICAMP/ UNESP.

O Fenatifs se encerra nesta sexta-feira (12) com uma rica e intensa programação teatral para a infância e juventude. Confira a programação completa no site: www.ciacucadeteatro.com.br

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]