Livro lançado na FTC Feira de Santana mostra técnica baseada na convivência com animais

Lançamento do livro ‘Terapia Assistida por Animais: Estimulando o desenvolvimento infantil’.

Lançamento do livro ‘Terapia Assistida por Animais: Estimulando o desenvolvimento infantil’.

O que passa pela cabeça das pessoas quando veem alguém levando um cão pela coleira? Companheirismo, sentimento de posse, relação de afetividade, dentre outras sensações, afinal dizem que é o maior amigo do homem. Mas o que ninguém imagina é que esse simples hábito pode ser um tratamento, como mostra o livro assinado pelas fisioterapeutas Itana Nogueira, Gabriela Almeida e Maiana Soares, lançado esta semana na FTC Feira de Santana, na programação da X Jornada de Fisioterapia (JOFISIO).

Passear segurando a coleira do cão pode ativar o estímulo neuromuscular e a coordenação motora. É, também, considerada uma atividade de força, alongamento e extensão dos membros superiores. O resultado destas e de outras ações com vários tipos de animais é mostrado pela obra, originada de trabalhos de pesquisa das então estudantes de Fisioterapia Gabriela e Maiana, recém-graduadas pela Instituição, com orientação da professora Itana Nogueira.

Alimentar o cão, o jabuti ou o cavalo estimula todos os dedos para segurar o alimento; banhar o jabuti provoca o estímulo sensório motor, tanto nas mãos e punhos que seguram, como as que molham o animal; ouvir o latido dos cães, o cantar dos pássaros ou o piar dos pintinhos desenvolve a fala por meio da repetição e desenvolve a pronúncia das palavras. O efeito da terapia com animais tem a ver também com a emoção, pois age diretamente no desenvolvimento cerebral.

O livro, intitulado ‘Terapia Assistida por Animais: Estimulando o desenvolvimento infantil’, tem prefácio de Mabel Barbosa Esteves, doutora em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela diz que a popularização das técnicas fisioterapêuticas é de extrema valia para o sucesso do tratamento neurológico e estímulo ao desenvolvimento infantil. Segundo ela, a prática “já extrapolou os muros das instituições de ensino superior, ganhando escolas, hospitais e consultórios”.

No ato de lançamento da obra, Itana Nogueira falou sobre o caminho percorrido até chegar ao trabalho final. Sempre acompanhada da cadela Charlote, que faz parte do projeto desde o momento inicial, ela disse que os resultados impressionam pela nítida evolução dos pacientes. Os efeitos emocionais também são observados, inclusive por Gabriela e Maiana, que garante: Até sentar no chão para brincar com um animal pode fortalecer a musculatura do corpo para novas habilidades.

A professora Marcly Amorim Pizzani, diretora da FTC Feira de Santana, elogiou a iniciativa da professora Itana Nogueira, bem como das egressas, não somente pela realização dos estudos, como a socialização desse conhecimento por meio da publicação de um livro. “O ensino não é limitado à sala de aula”, afirmou, destacando os projetos de extensão desenvolvidos pela Faculdade, sempre com foco na formação profissional, sem descuidar da responsabilidade social.

Além do livro, foram apresentados durante a JOFISIO vários projetos de pesquisa de iniciação científica, com temáticas variadas, desde a importância dos exercícios, os riscos da obesidade, os benefícios da intervenção assistida por animais à saúde do idoso. Houve ainda uma vasta programação de palestras e minicursos. O tema central da jornada, segundo a coordenadora do colegiado, professora Cristina Borges, foi “Inovação e perspectivas no campo da Fisioterapia”.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]