Lançamento do livro Não Somos Anjinhos é realizado em Salvador

O livro 'Não Somos Anjinhos' trata sobre crianças com síndrome de Down.

O livro ‘Não Somos Anjinhos’ trata sobre crianças com síndrome de Down.

A Solisluna Editora, sempre compromissada com as questões mais importantes da sociedade, edita no Brasil o livro Não Somos Anjinhos, do reconhecido autor Gusti Rosemffet, publicado originalmente em espanhol pela editora Oceanos Travessia, em Barcelona. O lançamento do livro, acompanhado por rodas de conversa e desenho com o autor ilustrador, ocorre no dia 19 de outubro de 2018, às 16 horas, no Farol da Barra, em Salvador.

Com livros publicados em mais de 20 países e premiado com o Bologna Ragazzi Award, um dos mais prestigiosos prêmios do mundo para livros para a infância, Gusti aporta na Bahia para outras duas importantes missões, além do lançamento: participar no dia 13 de outubro da FLICA – Festa Literária Internacional de Cachoeira, e realizar uma imersão em ilustração junto com a também escritora e ilustradora Ciça Fittipaldi do dia 14 ao dia 18, no Hotel Vale de Jiquiriçá. Na sequência será realizado o lançamento.

“Queremos dar acesso às importantes questões que nos envolvem física e psicologicamente e nos atravessam emocionalmente, que realmente nos importam, publicando livros que sensibilizem e levem à reflexão sobre diferentes realidades e modos de ver o mundo. O livro Não Somos Anjinhos traz o foco sobre as crianças com síndrome de Down, suas relações familiares e sociais, seu modo de estar no mundo. Um livro para a compreensão da necessidade e urgência da aceitação e da inclusão, para vivermos num mundo maior, como pessoas melhores.” diz Valéria Pergentino, editora da Solisluna.

Não Somos Anjinhos nos revela com graça, afetividade e um senso muito simples e direto da realidade, a vida vivida por crianças com síndrome de Down e suas famílias. E desmente algumas das crenças mais difundidas sobre elas. Sempre estão felizes? Não, também se entristecem e se aborrecem, divertem-se e choram; são amorosos e fazem piadas e riem dos outros, mentem e fazem travessuras. Anjinhos? Não, são crianças.

“Com a potência da expressão visual muito espontânea, que se aproxima do desenho infantil, o autor cria grande empatia com o leitor. As ilustrações também refletem a constância de Gusti em observar e anotar todo tipo de situação vivida no cotidiano, em inúmeros cadernos, suportes e materiais. Seus desenhos neste livro tem uma grande capacidade narrativa, contrapondo-se ao texto, revelando o outro lado, um outro texto; vêm da experiência de quem domina muitos recursos de linguagem plástica, observação muito afinada, pensamento visual corajoso, bem humorado e do convívio e prática artística com seu filho, no dia a dia, e como diretor da Associação WinDown, onde trabalha em oficinas de arte com pessoas com deficiências”, diz Ciça Fittipaldi, que fez a tradução da edição brasileira.

Com esse princípio instigante, Gusti entrega um livro honesto, endereçado a crianças e adultos, próximo de todos e com grande sentido de humor. Não fala de seres mágicos, nem anjinhos, nem enviados do céu: fala de pessoas tão complexas como qualquer uma. Fala da fascinante experiência vivida, do cansativo e ao mesmo tempo maravilhoso que isso pode resultar. Fala de filhos e de pais. E do amor.

O autor Gusti nasceu em Buenos Aires, vive em Barcelona e se considera meio argentino e meio catalão. É autor e ilustrador, com livros publicados em mais de 20 países. Com importante reconhecimento internacional, Gusti recebeu muitos prêmios, entre eles o Prêmio Nacional de Ilustração, da Espanha, em 2003, o Prêmio Junceda, em 2007 e em 2015, pela Associação Profissional de Ilustradores da Catalunha. Em 2016 recebeu um dos mais prestigiosos prêmios internacionais, o ‘Bologna Ragazzi Award’, pelo livro ‘Mallko y Papá’ na categoria Disability. Esse prêmio é conferido pelo maior e mais prestigioso evento relacionado aos livros infantis e juvenis do mundo, a Feira de Bolonha.

Quem organiza

A Solisluna Design Editora, que comemora 25 anos de atividades em 2018, desenvolve projetos e ações que sensibilizam e levam à reflexão sobre diferentes realidades e modos de ver esse mesmo mundo. É comprometida com o coletivo e com as questões mais importantes da nossa sociedade, cultura, inteligência e sensibilidades.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]