Hospital da Mulher de Salvador realiza consultas e ações de humanização durante Outubro Rosa

Fachada do Hospital da Mulher de Salvador.

Fachada do Hospital da Mulher de Salvador.

O Hospital da Mulher realizará, em Salvador, durante todo o mês de outubro, uma série de ações para lembrar o combate ao câncer de mama através da campanha Outubro Rosa. Durante o período, pacientes e colaboradoras serão beneficiadas com consultas na especialidade de mastologia e participarão de ações educativas e de humanização.

No sábado (20/10/2018), a partir das 7 horas, o hospital promoverá uma triagem para realização de consultas de mastologia. Cerca de 250 pacientes serão contempladas e receberão atendimento ainda no mesmo dia. As mulheres que não forem atendidas durante o período serão cadastradas para serem atendidas posteriormente nos meses de outubro e novembro. Ao todo, 500 pacientes serão contempladas com o serviço.

Para ser atendida, a paciente deve comparecer à unidade munida de RG, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). É obrigatório apresentar a requisição (guia do SUS) para consulta com profissional da mastologia ou ultrassonografia e/ou mamografia indicativa de suspeita de lesão cancerígena (BIRADS 4, 5 e 6).

Através da Comissão de Humanização, pacientes, acompanhantes e colaboradoras também participarão de ações educativas com palestras e divulgação de material informativo sobre o que é o câncer de mama, as formas de preveni-lo e de tratá-lo. Também serão realizados dias de beleza com cursos de automaquiagem, apresentações musicais, sorteios de brindes e coffeebreak.

Unidade Móvel

A Unidade Móvel do Hospital da Mulher dará início, a partir do dia 16 de outubro, aos atendimentos na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Mulheres dos municípios de Lauro de Freitas, Candeias e Santo Amaro serão contempladas.

Articulado como parte das estratégias da campanha Outubro Rosa, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, o novo itinerário busca atender parte da demanda da região com perfil de atendimento para mamografias, o que corresponde a 42.096 mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos.

Serão ofertados diariamente, das 7 às 17 horas, 160 preventivos e 70 mamografias. Para ser atendida, a paciente deve ter entre 25 e 64 anos para a realização do preventivo e de 40 a 69 anos para a realização de mamografia. É necessário comparecer ao local munida de documentos de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Os resultados dos exames serão entregues dentro do prazo de 30 dias.

Em casos de identificação de anormalidades, as pacientes realizarão biópsia e procedimento cirúrgico, quando necessário, na própria unidade, localizada no Largo de Roma, em Salvador.

Conforme o diretor médico do Hospital da Mulher, Paulo Sérgio Andrade, caso haja suspeita de câncer, é feito o exame clínico com o mastologista, assim como os exames complementares como ultrassonografia e biópsias. Em seguida, o material segue para o ambulatório com identificação de necessidade de urgência. Se a paciente for diagnosticada com câncer e houver indicação, ela passará de forma prioritária por cirurgia e receberá o tratamento complementar adequado.

Equipada com consultórios ginecológicos e mamógrafo, a Unidade Móvel do Hospital da Mulher é um importante aliado ao combate de câncer de mama e colo do útero. A unidade percorre, desde dezembro de 2017, todo o território do interior baiano, beneficiando, ao todo, mais de 16.299 mulheres.

Programação

Lauro de Freitas: 16 a 19 de outubro

Candeias: 22 a 25 de outubro

Santo Amaro: 29 a 1 de novembro

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]