Grupo de samba da zona rural de Feira de Santana Quixabeira da Matinha realiza apresentação em Lisboa com apoio do Fundo de Cultura da Bahia

Grupo de samba da zona rural de Feira de Santana, Quixabeira da Matinha realiza apresentação em Lisboa.

Grupo de samba da zona rural de Feira de Santana Quixabeira da Matinha realiza apresentação em Lisboa.

O grupo cultural Quixabeira da Matinha estará entre os dias 25 e 27 de outubro de 2018 em Oeiras, divisão administrativa de Lisboa, Portugal, realizando apresentações no evento ‘Semana Cultural da Bahia’, organizado pela Associação Luso Afro Cultural Brasileira Muxima. Dentre as atividades previstas estão o show temático ‘Quilombo, luta e resistência’ a ser apresentado com cerca de 2 horas de duração, com repertório próprio e homenageando outros artistas da cultura popular. Além disso, os integrantes também realizarão oficinas de samba de roda e de percussão a fim de popularizar ao público português a identidade musical do samba rural.

Iniciativa da Associação Cultural Coleirinho da Bahia, o grupo nascido na zona rural de Feira de Santana foi contemplado pelo Edital de Mobilidade Artística e Cultural, possibilitando sua primeira viagem e intercâmbio internacional, com apoio financeiro do Estado da Bahia, via Fundo de Cultura.

A Quixabeira da Matinha foi criada em 1989 pelo sambador Coleirinho da Bahia, autor da música ‘Alô meu Santo Amaro’, que já fora interpretada por grandes nomes da música baiana e brasileira, a exemplo da banda Cheiro de Amor, na voz de Carla Vizi, Carlinhos Brown e Maria Betânia. O grupo é formado por trabalhadores rurais que desenvolvem um samba marcado por ritmos de diversas manifestações musicais populares a exemplo da bata de feijão, folia de reis, cantiga de roda e boi da roça. Sua formação atual é composta por Guda Moreno (vocal e cavaquinho), Chica do Pandeiro (vocal e pandeiro), Zezé (tamborim e back), Andréa (dançarina), Pissita (cavaquinho), Swing (timbau), Fi e Amadeu (percussão), Aline (back vocal), Marcos Cruz (Marcação), Duda (viola) e Tarcísio e Bareze (violão).

O grupo possui cinco CDs gravados de forma independente: ‘Gosto do meu samba’, ‘A cultura ta acabando’, ‘Retrato de um sambador’, ‘Cheguei para sambar’ e ‘Ao vivo é mais gostoso’; e já realizou shows no carnaval de Salvador (2008 até 2016), Bienal Internacional do Livro (Rio de Janeiro – 2005), Feira de Cultura (Santa Teresa-SP/ 2003) e Festival de Cultura (Salto da Divisa-MG/ 1995), entre outros.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]