FLICA movimenta a economia e turismo do recôncavo baiano: evento atraiu mais de 35 mil pessoas para Cachoeira

Turistas movimentam Cachoeira durante a edição 2018 da Flica.

Turistas movimentam Cachoeira durante a edição 2018 da Flica.

A Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), consolidada no calendário turístico e econômico da cidade do recôncavo baiano, terminou neste domingo (14/10/2018) com grandes apresentações artísticas e mesas redondas com autores da literatura nacional e internacional para o público de todas as idades. A 8ª edição da festa celebra a escritora Conceição Evaristo, uma das autoras negras mais bem reconhecidas do país. Com programação totalmente gratuita, baianos e turistas lotaram as mesas redondas nesses três dias de evento. O espaço Claustro do Convento do Carmo apresentou lotação máxima com cerca de 300 pessoas diariamente.

O evento recebeu o investimento de R$ 100 mil pela Prefeitura de Cachoeira, valor que se múltipla 30 vezes mais para o município. A cidade atraiu por volta de 35 mil visitantes em busca de muita história e conhecimento. A festa literária movimentou a economia da região e gerou empregos temporários, como também ocasionou um aumento no fluxo turístico em mais de 200% e impulsionou os setores de alimentação, comércio e hospedagem. A ocupação atingiu os 100% dos leitos, além das hospedagens em imóveis residenciais alugados, não apenas em Cachoeira, mas em cidades próximas como São Félix, Santo Amaro e Maragogipe.

Primeira vez na Flica, a advogada Mariana Russo, ficou encantada com as manifestações artísticas e encontros culturais apresentados na Flica. “Eu amo leitura e tudo que envolve cultura. Vim de Salvador somente para conhecer o evento e trazer minha filha para esse universo tão enriquecedor, num momento em que as crianças estão cada vez mais tecnológicas e presas ao uso de celulares”, disse.

O encerramento da Flica ocorreu neste domingo (14) com a mesa redonda sobre Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras e o espetáculo musical Quabeles na Fliquinha. A Flica tem patrocínio máster do BNDES e Governo do Estado, apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira e Caixa e realização Cali, Icontent, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]