Feira de Santana: Sebrae forma última turma do Empretec de 2018

Empresários baianos vivenciaram uma experiência da imersão transformadora na última turma do Empretec deste ano, realizada pelo Sebrae em Feira de Santana (BA), entre os dias 1º e 6 de outubro de 2018, no auditório do Hotel Atmosfera, em Feira de Santana. Durante os seis dias de seminário, foram realizados exercícios de autoconhecimento e treinamento comportamental em 60 horas de capacitação e desafios.

Para Paula Santos Brito, 32 anos, professora universitária que montou uma empresa de cursos e palestras, o Empretec surgiu como uma oportunidade de otimizar os seus negócios, trabalhando as suas capacidades.

“Aqui, tenho conseguido aprimorar meus conhecimentos. Como o seminário trabalha com comportamentos a partir do que a gente traz, o resultado de transformação se torna significativo. Percebo que não basta entender que sabe e o seminário nos dá a possibilidade de executar. A experiência desta vivência permite sair de uma condição de achismo e faz o negócio dar certo dentro do que a gente pode, do nosso tamanho e com possibilidades de crescimento, mas entendendo que é algo progressivo, construído e conquistado”, avalia.

Administrador e consultor Sebrae, Joselito Ribeiro é facilitador do curso Empretec há mais de 18 anos e afirma que a experiência com cada turma é diferente e esta riqueza de vivências colabora para o crescimento do seminário.

“É um laboratório, uma vivência prática totalmente dinâmica, onde cada um vivencia experiências empresariais reais e disso tira um grande aprendizado, enxergando como ele está funcionando e ir para uma realidade mais objetiva, para que possa empreender de uma forma mais segura, mais organizada, mais planejada e com menores riscos”, pontua o consultor.

Novas atitudes

Com a troca de experiências que ajudam a desenvolver e estimular as características empreendedoras, o Empretec proporciona aos participantes a oportunidade de rever conceitos e atitudes. O planejamento e estabelecimento de metas são umas das características mais buscadas para o aprendizado e processo de mudanças comportamentais no seminário.

Foi o caso de Liliane Oliveira, 34 anos, dona de uma empresa de representação comercial na área de construção civil há 10 anos. Ela afirma que, nesta experiência, conseguiu perceber que, apesar de tanto tampo de empresa, não tinha as próprias metas.

“Chega em um determinado momento da sua vida que, mesmo indo bem nos seus negócios, é preciso dar uma sacudida e sair da zona de conforto. Com o seminário, pude entender o que é ter meta. O Empretec vem para desconstruir todos os conceitos que você já tem. É um curso transformador, revelador e te dá direcionamento. Aprendi aqui que, na verdade, as empresas as quais atendo é que vêm determinando as metas. Eu acabava sendo uma funcionária à distância destas empresas as quais represento. Eu pude aqui ter a consciência que eu sou a empresária e que preciso ter as minhas próprias metas, independente das que me são passadas”, avalia.

Sobre o Empretec

Desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Empretec é oferecido no Brasil exclusivamente pelo Sebrae, que já capacitou mais de 200 mil pessoas em todos os estados. Criado há 25 anos, o treinamento já foi aplicado em mais de 30 países.

O Empretec teve sua metodologia foi atualizada este ano, com a inclusão das ferramentas Design Thinking, Canvas e haverá, ainda, uma oficina gratuita de 21 dias ao fim do seminário para acompanhar a aplicação dos conhecimentos e o desenvolvimento dos participantes.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]