Feira de Santana recebe a 4ª etapa do Panorama de Criação em Dança no mês de outubro

Panorama de Criação em Dança - IV Seminário de Criação ocorre no Centro de Cultura Amélio Amorim.
Panorama de Criação em Dança - IV Seminário de Criação ocorre no Centro de Cultura Amélio Amorim.
Panorama de Criação em Dança - IV Seminário de Criação ocorre no Centro de Cultura Amélio Amorim.
Panorama de Criação em Dança – IV Seminário de Criação ocorre no Centro de Cultura Amélio Amorim.

Dançarinos, professores e pesquisadores em Dança da Princesa do Sertão já podem comemorar! Nos dias 27 e 28 de outubro de 2018 Feira de Santana receberá a quarta etapa do projeto Panorama de Criação em Dança – IV Seminário de Criação que objetiva proporcionar o diálogo entre artistas da capital e do interior do estado sobre os seus processos criativos, políticas culturais, metodologias de criação e reflexão sobre a prática artística em dança.

Programação

A abertura do Seminário será às 8:30 horas no dia 27. Às 9 horas começa a mesa de debate ‘Processos Criativos em Dança’, onde os criadores convidados, Jorge Silva e Guilherme Fraga, farão uma explanação sobre seus processos criativos. Às 14 horas terá início o Workshop de Criação em Dança com Jorge Silva.

No dia seguinte, 28, às 8 horas, será a vez do Workshop de Criação em Dança com Guilherme Fraga. Em seguida, até às 14 horas acontecerá o Encontro de Avaliação do Panorama. Os workshops terão foco em estratégias de criação e os participantes receberão certificado online da atividade.

Os inscritos também receberão um kit com pasta, caneta e bloquinho de anotações, além de livros relacionados à dança. O Panorama de Criação em Dança já passou por Salvador (2014), Juazeiro e Ilhéus (2015), Lençóis e Santa Maria da Vitória (2016).

A próxima etapa do projeto será o lançamento do e-book, entre abril e maio de 2019, com informações das quatro edições: discussões, metodologias, relatórios, processos de criação e fotos.

Guilherme Fraga

Mineiro e artista de dança, Guilherme transita entre balé clássico, dança moderna e dança contemporânea, e é Mestre em Dança com pesquisa em Coreografia e Composição Coreográfica. Integrou o Grupo Êxtase de Dança entre 2010 e 2013, onde trabalhou com o maitre cubano Reynaldo Muniz e coreógrafos como Mário Nascimento, Alex Neoral e Fernando Martins. Desde 2014 vive em Salvador onde atua como bailarino profissional. Já passou pelo Balé Jovem de Salvador (2015), Núcleo Viladança e Coletivo Los INnato (2015), Katharsis Cia de Dança (2016-2018) e Casa 4 (2017-2018). Foi professor da Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia lecionando nas áreas de criação, dança moderna e dança contemporânea. Atualmente é professor de Dança Contemporânea no Studio Eliane Brasil.

Jorge Silva

Soteropolitano, iniciou a dança no Centro Social Urbano da Caixa d´Água. Trabalhou com mestres da Bahia como Carla Moraes, Cida Linhares, Sônia Gonçalves e Mestre King, tendo o suporte necessário para a visibilidade na arte. Hoje, realiza um trabalho de resistência e estilo próprio. Foi premiado pela primeira vez em 1985 com o espetáculo paisagens, e no ano seguinte com o espetáculo “Carnaval dos Mortos”, garantindo a sua participação na Oficina Internacional de Dança, e a partir de então não parou mais de criar.

As inscrições são gratuitas e acontecem de 9 a 22 de outubro através do link https://goo.gl/xSny6W. Serão oferecidas 30 vagas para o público interessado. A lista de inscritos será divulgada no site da FUNCEB. O evento é promovido pela coordenação de Dança da Fundação Cultural do Estado (FUNCEB) e acontecerá no Centro de Cultura Amélio Amorim, na avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana.

Agenda

O que: Panorama de Criação em Dança – IV Seminário de Criação

Quando: 27 de outubro, das 8:30 às 18 horas e 28 de outubro, das 8 às 14 horas

Onde: Centro de Cultura Amélio Amorim

Endereço: Avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.