Feira de Santana: Câncer de próstata soma quase metade dos diagnósticos no CMPC

Nos últimos três anos, foram diagnosticados 381 casos de câncer de próstata em Feira de Santana.

Nos últimos três anos, foram diagnosticados 381 casos de câncer de próstata em Feira de Santana.

Nos últimos três anos, os casos positivos de tumor na próstata somam quase a metade de todos os diagnósticos para os cânceres nos exames realizados no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC).

Em apenas nove meses deste ano, o número de casos positivos, 104, somam quase 10% da demanda das consultas com urologista, que foram 1.029. No mesmo período foram realizadas 233 biopsias deste órgão.

A quantidade de consultas vai aumentar a partir do próximo mês, quando é iniciada a campanha Novembro Azul, que visa a conscientização de homens quanto à realização de exames que detectam a doença na sua fase inicial, quando a chance de cura é maior.

Entre 2016 e 2017, a quantidade chegou a 277 – respectivamente 180 e 97. Neste ano, até setembro, 104 pessoas foram diagnosticadas com a doença. O tumor é mais comum entre homens com mais de 50 anos, como mostram as estatísticas.

Até setembro, as consultas com urologistas no CMPC chegaram a 1.029 – em janeiro foi registrada a maior demanda, com 150 pacientes, e em maio a menor, com 76 atendimentos.

Ela é responsável por 10% de todas as mortes provocadas por câncer em pacientes do sexo masculino. O CMPC é mantido pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana, que ainda tem sob sua gestão o CMDI (Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem) e os hospitais da Mulher e da Criança.

Neste período, os casos de câncer de próstata foram 7,4 vezes maior do que o de mama e 5,6 vezes mais diagnosticados do que o câncer de útero. Todos os pacientes são encaminhados para tratamento pelo CMPC.

Em 2016, a doença foi nove vezes mais diagnosticadas no CMPC do que o câncer de mama e quase cinco vezes mais do que o câncer de útero, doenças associadas aos elevados índices de mortalidade feminina.

Nos dois anos citados, somados, os cânceres que acometem as mulheres chegaram a 46 casos, de mama, e 62 de útero. Também foram registrados um caso de pele e outros 47 de tireoide.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]