Exposição no Museu Parque do Saber de Feira de Santana retrata a religiosidade do povo sertanejo

Mostra ‘Lamentos do Sertão’, do artista Zé Carlos Sampaio, está exposição no Museu Parque do Saber.

Mostra ‘Lamentos do Sertão’, do artista Zé Carlos Sampaio, está exposição no Museu Parque do Saber.

A fé sertaneja é representada na mostra ‘Lamentos do Sertão’, do artista visual Zé Carlos Sampaio, em exposição no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, iniciada em 26 de outubro de 2018 e segue até 22 de novembro, em Feira de Santana. São dez obras elaboradas com a técnica mista sobre tela, esculturas e instalações plásticas. O conjunto da obra tem o objetivo de retratar a religiosidade do povo sertanejo como forma de sobrevivência. Zé Carlos traz referências populares da tradição nordestina, através da arte sacra.

“Quero levar as pessoas a uma visita às casas de taipa, onde na parede tem sempre um quadro do coração de Jesus e outro do Coração de Maria, como se o povo humilde do lugar intuísse ser ele o Salvador de todos, e a ela a medianeira de todas as Graças”, expressa Zé Carlos sobre a proposta do trabalho.

Técnica substitui tinta por matérias-primas naturais

Esta é a primeira exposição da mostra Lamentos do Sertão. O artista utiliza a técnica mista, à base de argila, barro e resina acrílica. A combinação de materiais e técnicas, resulta em um efeito de diferentes texturas. Segundo ele, substituir do uso de tintas por matérias-primas naturais, proporcionalmente diminui a quantidade produtos químicos despejados no meio ambiente, assim agredindo menos a natureza.

O artista

Natural de Cruz das Almas, Zé Carlos fez morada em Feira de Santana. Desde a infância manifestava o interesse pela arte. Seu primeiro contato com os desenhos foi por meio das HQ’s – Histórias em Quadrinhos. Além de artista visual, possui formação em Moda e em Design de Interiores. Grande parte de sua obra traz referências de sua memória afetiva.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]