Ex-governador Geraldo Alckmin defende liberdade de imprensa, após Jair Bolsonaro declarar no Jornal Nacional que vai usar Estado contra Folha de São Paulo; ato persecutória é típico de tirano

Geraldo Alckmin Filho: é pretender substituir a liberdade de Imprensa pelo clientelismo de imprensa.

Geraldo Alckmin Filho: é pretender substituir a liberdade de Imprensa pelo clientelismo de imprensa.

Concluído o processo eleitoral, o presidente da Executiva Nacional do PSDB, Geraldo Alckmin, sinalizou que estará vigilante em relação ao futuro governo e ao cumprimento da Constituição. Por meio de seu perfil no twitter, Alckmin condenou na noite de segunda-feira (29), os ataques feitos pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ao jornal Folha de S. Paulo em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo. Para o tucano, as declarações do deputado são um “acinte a toda a imprensa”.

“Começou mal. A defesa da liberdade ficou no discurso de ontem [domingo]. Os ataques feitos pelo futuro presidente à Folha de São Paulo representam um acinte a toda a Imprensa e a ameaça de cooptar veículos de comunicação pela oferta de dinheiro público é uma ofensa à moralidade e ao jornalismo nacional”, escreveu.

O ex-governador de São Paulo ainda ressaltou que “alguns fazem críticas aos seus críticos porque não conhecem seus próprios limites”.

“É pretender substituir a liberdade de Imprensa pelo clientelismo de imprensa. Alguns fazem críticas aos seus críticos porque não conhecem seus próprios limites. O futuro Presidente vai ter de conviver e de respeitar todos e, em especial, os que a ele dirijam críticas”, acrescentou.

Em entrevista ao Jornal Nacional, na noite de ontem, Bolsonaro atacou o jornal paulista e condicionou a liberação das verbas da propaganda oficial do futuro governo ao comportamento editorial de cada veículo. Mesmo tendo afirmado ser “totalmente favorável à liberdade de imprensa”, o presidente eleito classificou como \’fake news\’ algumas reportagens publicadas pela Folha de S.Paulo e condenou o comportamento do jornal.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia).