+ Manchetes >

Estudantes de Feira de Santana levam brincadeiras ao CMEI Luzia de Almeida

Estudantes da Escola Estadual da Obra Promocional Santana levam apresentações e brincadeiras ao CMEI Luzia de Almeida.

Estudantes da Escola Estadual da Obra Promocional Santana levam apresentações e brincadeiras ao CMEI Luzia de Almeida.

Um diálogo divertido entre diferentes gerações. Esta foi a proposta do encontro realizado entre as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Luzia de Almeida Souza, localizado no Bairro Irmã Dulce, em Feira de Santana, e os alunos da Escola Estadual da Obra Promocional Santana, na manhã desta quarta-feira (24/10/2018). A atividade foi uma extensão da Semana da Criança no CMEI.

Estudantes da disciplina de Artes do 8º ano da escola estadual puseram suas roupas de palhaço e foram para o pátio do CMEI, com o objetivo de levar às crianças as brincadeiras que marcaram a infância. A iniciativa integra a prática pedagógica da escola há pelo menos 10 anos, segundo Iracene Almeida, professora da Obra Promocional.

“Sempre tivemos essa proposta de levar as brincadeiras a orfanatos e creches. E isso é cada vez mais importante por que a geração atual é muito ligada à tecnologia. Alguns aqui não sabem o que é um ioiô, uma peteca. Então, buscamos resgatar brincadeiras mais antigas, manter vivas essas tradições”, defende Iracene.

A interpretação teatral da obra Sítio do Pica-Pau Amarelo foi um exemplo dessa troca de experiências entre as gerações. Além disso, contação de história, apresentações de palhaços, pintura, dança, música e muito mais animaram a programação.

Para a professora Adelaide Brandão, diretora do CMEI Luzia de Almeida, esse momento de socialização é muito importante para todos os alunos envolvidos. “As crianças estavam brincando e os jovens começaram a rir. Então, é como se eles estivessem se vendo ali, naquela brincadeira também. E trabalhar com criança é isso: rejuvenescer a cada dia.”

Ideojane Melo, vice-diretora e professora do grupo 5 – que atende alunos com essa idade – afirma que o brincar já é algo naturalmente enfatizado no dia-a-dia do CMEI; na visão dela, essa oportunidade de troca entre crianças e jovens acrescenta mais coisas boas a essa vivência.

Thiago Oliveira, estudante de 13 anos da Obra Promocional, participou da ação pela primeira vez; ele garante que gostava muito de jogar bola na rua e o que importa mesmo é se sujar. “O bom é isso”, conta aos risos. Ele diz que ficou surpreso com a resposta animada que recebeu das crianças nesta manhã.

Lara Andrade, de 5 anos, é aluna do CMEI. Ela conta que gosta muito quando a creche recebe visitas e garante que o que mais gostou foram as apresentações dos palhaços.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]