Estudantes da rede estadual apresentam projetos artísticos e literários durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira

Exposições do Festival Literário Internacional de Cachoeira.

Exposições do Festival Literário Internacional de Cachoeira.

A cidade de Cachoeira (a 118 km de Salvador), no Recôncavo Baiano, será palco para o protagonismo juvenil de estudantes da rede estadual de ensino, que apresentarão projetos artísticos e literários durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) 2018, que será realizada de 11 a 14 de outubro de 2018. Neste período, o público poderá conferir o talento dos estudantes por meio das arte, dança, poesia e literatura e, também, participar de oficinas, rodas de leitura e encontros literários de e forma interativa.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, disse que a FLICA é um espaço privilegiado. “Este é um momento onde é possível verificar o protagonismo estudantil, por meio das produções artísticas e culturais. Os nossos estudantes são extremamente criativos e suas obras estão conectadas com a realidade dos territórios e mostram a preocupação que eles têm com as questões sociais dos seus locais de origem. Este protagonismo também ressalta o papel pedagógico que a escola desempenha na vida de cada um, fomentando esta capacidade criativa”, destacou.

No Espaço Educar para Transformar, localizado na área verde da Fundação Hansen Bahia, crianças, jovens e adultos apaixonados por arte literária poderão participar de uma programação diversa. Dentre as atividades, destacam-se: oficina artística de cordel; Papo de cinema com o estudante Josué dos Santos Junior, finalista e premiado da 4ª Mostra da Produção de Vídeos Estudantis (PROVE) e o ator Ismael Marques; Sarau Pedro Calmon: Um homem à frente do seu tempo, com a participação de estudantes selecionados no Concurso Festa Literária na Rede Estadual da Bahia e da Roda de leitura – Imagem, música e literatura: as múltiplas linguagens do nosso cotidiano.

No mesmo espaço, haverá o Sarau literomusical com a interação do público com os estudantes que participaram dos projetos Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), Tempos de artes Literárias (TAL), além dos selecionados no Concurso Pedro Calmon: Um homem à frente do seu tempo. Já no Encontro Literário Fala Escritor, o ex-estudante da rede estadual Roberth Novaes, atual escritor e estudante de Letras, que participou do TAL em 2015/2016, mediará um bate-papo com os participantes do Concurso Pedro Calmon e dos projetos TAL e FACE. Além disso, no salão da Fundação Hansen Bahia será realizada a exposição das obas artísticas desenvolvidas pelos estudantes para os projetos Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA).

As demais atividades promovidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia acontecerão nas salas multiuso, também localizadas na Casa Educar para Transformar. São elas: lançamento da coletânea de artigos do livro ‘Nelson Schaun merece um livro’; Oficina de fanzine (revistas em quadrinhos); Rodas de leitura com a Oficina conto de terror; Encontros literários, bate-papo com a autora de histórias infantis, Celina Bezerra; as Oficinas artísticas “Eu escritor” e “Papéis interativos” e o Encontro literário afluentes poéticos, que será uma roda de conversa com autores da coletânea Afluentes poéticos. Na Praça 2 de Julho e na Praça Teixeira de Freitas, os estudantes da rede, que fazem parte do grupo de dança de rua “ABW”, através do projeto Escolas Cultuais, farão apresentações artística de dança.

Confira a programação

11 de outubro

Apresentação da Fanfarra da Escola Estadual, às 9 horas

Exposição das artes estudantis do AVE e do EPA, de 9 às 20 horas

Oficinas artísticas – Cordel, de 10 às 11 horas

Papo de cinema, de 14 às 15 horas

Lançamento da coletânea de artigos do livro ‘Nelson Schaun merece um livro’, de 15 às 17 horas

Sarau Pedro Calmon: Um homem à frente do seu tempo, de 17 às 18:30 horas

12 de outubro

Exposição das artes estudantis do AVE e do EPA, de 9 às 20 horas

Rodas de leitura – Imagem, música e literatura: as múltiplas linguagens do nosso cotidiano, de 9:30 às 10:30

Oficinas artísticas – Fanzine, de 10:30 às 12 horas

Mesa Literária: #Papodeescritor, de 14 às 15:30 horas

Rodas de leitura – oficina Contos de terror de 14 às 15:30 horas

Encontros literários – bate-papo com a autora de histórias infantis: Celina Bezerra de 16 às 18 horas

Sarau literomusical, de 18:30 às 20 horas

13 de outubro

Exposição das artes estudantis do AVE e do EPA, de 9 às 20 horas

Oficinas artísticas – eu escritor e Papéis interativos, de 9:30 às 12 horas

Encontros literários – fala escritor (estudantes da rede estadual), de 14 às 16 horas

Encontros literários – Afluentes poéticos, de 16 às 17 horas

Apresentação de dança Escolas Culturais – Apresentação artística de dança grupo ABW, de 17 às 18 horas

Sarau literomusical, de 18:30 às 20 horas

14 de outubro

Exposição das artes estudantis do AVE e do EPA, de 9 às 12 horas

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]