Espetáculo de dança ‘Kilezuuummmm’ terá processo criativo exposto no Congresso da Universidade Federal da Bahia

Espetáculo de dança com exibe montagem no conto ‘do amor de um pássaro por um lagarto’, no Congresso da Universidade Federal da Bahia.

Espetáculo de dança com exibe montagem no conto ‘do amor de um pássaro por um lagarto’, no Congresso da Universidade Federal da Bahia.

‘Kilezuuummmm’, espetáculo de dança com os bailarinos Edu O. e João Rafael Neto e direção de Thiago Cohen, já tem data de estreia. Mas, antes de exibir a montagem que é inspirada no conto ‘do amor de um pássaro por um lagarto’, do ator e autor cearense Gero Camilo, o público poderá contribuir com o processo criativo do projeto no dia (18/10/2018), no Encontros de Potências, às 14 horas, no Auditório do Pavilhão de Aulas Glauber Rocha, da Universidade Federal da Bahia, em Ondina.

Os Encontros de Potências têm como premissa o compartilhamento do processo de criação da montagem com o público no intuito de troca, de escuta e aprofundamento das questões que serão tocadas no espetáculo, assim como, contribuir estética com a obra. “Com o olhar do outro queremos perceber questões que podem não estar tão evidentes para nós”, pontua Edu.

Neste Encontro de Potências, o público assistirá uma demonstração de elementos disparadores da criação do espetáculo, em seguida de um bate-papo Performático onde serão compartilhadas experiências da residência artística realiza em agosto com o grupo Gira Dança, de Natal, e a ressignificação dessa experiência.

O diretor do espetáculo Thiago Cohen acrescenta que a ideia dos encontros é, além de partilhar o processo de criação e da residência de forma colaborativa, construir um diálogo participativo e performativo. “A intenção é que o público se torne um elemento que interage com a criação do trabalho, não somente como observador. É uma participação mais ativa e uma forma de se relacionar com outras subjetividades”, acrescenta.

Além de bailarinos e diretor, participam como convidados Mauricio Pedrosa (cenógrafo do projeto) e Fafá Daltro, bailarina e professora da Escola de Dança da UFBA, que foi convidada para falar sobre processos de criação em Dança. De acordo com Edu O., Pedrosa está desde o início do projeto e a questão do espaço é muito importante para o trabalho.

“A presença dele neste Encontro de Potências é para falar sobre as espacialidades possíveis que traduzam o universo do trabalho, suas sutilezas e a construção de subjetividades no espaço cênico. A acessibilidade, por exemplo, é um dos pontos principais do projeto, pois ele está sendo pensado numa perspectiva diferente”, realça o bailarino.

A respeito da acessibilidade, o projeto ‘Kilezuuummmm’ tem feito algumas intervenções na Casa Charriot, transformando um casarão antigo do comércio em um espaço acessível com o conserto do elevador, construção de rampas e dialogando com os gestores do espaço. Outro ponto interessante do projeto é que até o material de divulgação é acessível a todos os públicos, com audiodescrição, que também ocorrerá nas apresentações.

Esta é a segunda ação das 3 previstas no projeto ‘Kilezuuummmm’. A primeira foi o intercâmbio em Natal com o grupo Gira Dança. A terceira é o espetáculo, que estará em cartaz nos dias 24 e 25 de novembro, e 01 e 02 de dezembro, na Casa Charriot, localizada no Comércio, ao lado do Plano Inclinado Sé.

‘Kilezuuummmm’ tem “do amor de um pássaro por um lagarto” como o mote para o trabalho, mas não no sentido de representação. “É uma metáfora sobre afeto, amor, diferenças, violência e intolerância. Trazemos para o campo do sensível, metafórico, estímulos que determinadas palavras e passagens do conto nos mobiliza”, aprofunda Edu.

‘Kilezuuummmm’

O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Dança – 2016 – SECULT/BA com estreia prevista para novembro de 2018. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

O Congresso da UFBA, que será realizado de 16 a 18 de outubro, é um evento que propõe um espaço de interlocução entre os mais diversos saberes produzidos nos programas de assistência estudantil e de fomento à pesquisa, extensão e ensino na Universidade.

Agenda

O que: Encontros de Potências – ‘Kilezuuummmm’

Quando: 18 de outubro, às 14 horas

Onde: Auditório do Pavilhão de Aulas Glauber Rocha, da Universidade Federal da Bahia, em Ondina

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]