Escola Municipal Nóide Cerqueira leva Língua Brasileira de Sinais ao Festival Literário e Cultural de Feira de Santana

Alunos da Escola Municipal Nóide Cerqueira fazem apresentação musical em Libras na 11ª Feira do livro.

Alunos da Escola Municipal Nóide Cerqueira fazem apresentação musical em Libras na 11ª Feira do livro.

“Queremos estimular o respeito à diversidade, preparar nossas crianças para espalhar a mensagem da inclusão”. A afirmação partiu da professora Leiva Santana, diretora da Escola Municipal Dr. Nóide Cerqueira, do Bairro Campo Limpo, durante o número musical “Linguagem em Libras”. A apresentação dos alunos do 3º ano aconteceu na 11ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS), na quinta-feira (27/09/2018).

Segundo Leiva, o enfoque de valores éticos já integra a prática pedagógica da escola. Os alunos interpretaram uma música adaptada à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela primeira vez no dia das mães. O exercício da linguagem na escola surgiu a partir do trabalho desenvolvido pelo professor auxiliar Israel Menezes. “Eu assisti uma apresentação, gostei e resolvi fazer um curso para me especializar em Libras”, relata Israel.

A prática é inserida aos poucos no dia-a-dia dos alunos. “Em toda acolhida, estudamos algum pequeno aspecto da Língua de Sinais: números, saudações ou o alfabeto, por exemplo; e sempre damos ‘boa tarde’ em Libras”, explica o professor auxiliar. Nesta quarta-feira, 26 de setembro, foi comemorado o Dia Nacional do Surdo, segundo a Lei 11.796/2008.

O aluno João Vitor Santana conta que ficou emocionado durante a apresentação e que gosta muito da prática nas aulas. “Acho muito legal por que podemos ajudar várias pessoas; se a gente encontrar alguém com essa necessidade, podemos tentar ensinar a família dela para ajudar”, defende.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]