Eliane Brum e Catarina Guedes participam do terceiro dia da FLICA 2018, realizada em Cachoeira

As jornalistas Eliane Brum e Catarina Guedes participam da mesa 'Um Olhar Feminino sobre a Arte de Sujar Sapatos'.

As jornalistas Eliane Brum e Catarina Guedes participam da mesa ‘Um Olhar Feminino sobre a Arte de Sujar Sapatos’.

No seu penúltimo dia de mesas redondas, a Festa Literária Internacional de Cachoeira recebeu as jornalistas Eliane Brum e Catarina Guedes para debaterem o tema ‘Um Olhar Feminino sobre a Arte de Sujar Sapatos’ com mediação de Malu Fontes para baianos e turistas, que lotaram o Claustro do Convento do Carmo, na manhã deste sábado (13/10/2018). A 8ª edição do evento homenageia a escritora mineira Conceição Evaristo, representante da militância político-social e uma das autoras negras mais conhecidas do país.

Pela primeira vez na Flica, a escritora Eliane Brum do jornal El País falou da felicidade de conhecer Cachoeira e participar do evento. “É uma alegria enorme está em Cachoeira por ser um centro de resistência, principalmente nesse ano em que o Brasil encontra-se amaçado num projeto autoritário. Estar aqui é muito simbólico, nesse lugar aonde as pessoas sabem resistir e eu acho que uma das formas de resistência é nesse momento de tanta violência a gente ser capaz de falar de literatura porque a arte acessa nossos espaços de liberdade e é algo muito profundo dentro da gente por isso ela foi muito atacada. A arte sempre nos conecta com o que há de livre dentro da gente, então fico muito contente de estar em Cachoeira nesse momento num festival literário”, disse a jornalista gaúcha. A escritora também falou sobre a crise da palavra e opinou em relação à política brasileira.

“Participar da Flica tem um significado muito grande pra mim, além de ser um divisor de águas para a minha carreira. O tema que debatemos traz uma ligação com as viagens, quilometragens e tem muito a ver com a mulher está presente em todos os lugares, aonde ela quiser”, comentou a jornalista baiana, Catarina Guedes. A escritora também falou sobre o papel do jornalismo de dono e de Fake News.

No mesmo dia, o evento recebeu também os escritores Zack Magiezi e Edgard Abbehusen, Patricia Hill Collins e Djamila Ribeiro, e a grande homenageada Conceição Evaristo. A Flica tem patrocínio máster do BNDES e Governo do Estado, apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira e Caixa e realização Cali, Icontent, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]