Eleições – Bahia: Rui Costa é reeleito e Jaques Wagner e Angelo Coronel conquistam Senado Federal

Jaques Wagner, Rui Costa e Angelo Coronel percorrem, em campanha, cidades do interior da Bahia.

Jaques Wagner, Rui Costa e Angelo Coronel percorrem, em campanha, cidades do interior da Bahia.

Com 77,71% das urnas na Bahia apuradas, o atual governador Rui Costa (PT) garantiu a reeleição em primeiro turno, alcançando 75,86% dos votos. Ele não pode ser mais alcançado por José Ronaldo (DEM), com 21,82%. O índice de abstenções alcança 21% até agora. Os votos em branco são 3,91% e os nulos, 14,36%.

O governador reeleito é um dos fundadores do PT na Bahia, onde construiu sua carreira política a partir da militância no movimento sindical do setor petroquímico. Em 1985, com apenas 22 anos, foi um dos líderes da greve do Polo Petroquímico de Camaçari.

A atuação no movimento sindical e social da Bahia o levou à Câmara de Vereadores de Salvador, onde exerceu dois mandatos e liderou a oposição à administração do PFL (hoje DEM).

Foi secretário de Relações Institucionais (2007-2011) e da Casa Civil (2012 e 2014) do governo da Bahia. Em 2010, foi eleito deputado federal. Filho de um metalúrgico e de uma dona de casa, Costa foi criado em bairros pobres de Salvador e sempre estudou em escolas públicas.

Economista de formação, Costa cursou ciências sociais na Universidade Federal da Bahia, onde teve contato com as teorias que embasaram sua atuação política. O governador tem 55 anos, é casado com a enfermeira Aline Peixoto e tem quatro filhos.

Senado

Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD) conquistaram as duas vagas do Senado Federal, na chapa majoritária liderada por Rui Costa.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]