Eleições 2018: Reitoria da UFRB expressa solidariedade ao professor Nelson Montenegro e diz que repercussão do episódio em Salvador é decorrente do momento político

Reitoria da UFRB expressa solidariedade ao professor Nelson Montenegro e diz que repercussão do episódio em Salvador é decorrente do momento político.

Reitoria da UFRB expressa solidariedade ao professor Nelson Montenegro e diz que repercussão do episódio em Salvador é decorrente do momento político.

Em nota, encaminhada neste sábado (06/10/2018) ao Jornal Grande Bahia (JGB), a Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) expressou solidariedade ao professor Dr. Nelson Eugênio Montenegro. A nota é decorrente de indício de violência policial contra o membro da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a altercação envolve possível prática ilícita de venda de camisetas do candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) realizada por policial militar da Bahia. O episódio entre o pesquisador e o policial ocorreu na noite de sexta-feira (05/10/2018), no Bairro Itapuã, em Salvador.

Confira teor da nota

A Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), após acompanhar o episódio ocorrido no dia de ontem envolvendo o Prof. Dr. Nelson Eugênio Montenegro, vem a público esclarecer o que se segue.

Conforme declaração do professor, não houve atropelamento ou qualquer tentativa de atitude dolosa. Após se recusar a adquirir material de propaganda contendo imagem de um determinado candidato, o docente teria se sentido ameaçado, retirando-se bruscamente do local, causando danos materiais ao arrastar um varal contendo camisas que estavam sendo vendidas em via pública. Em seguida, o professor foi perseguido por um policial e levado à delegacia.

Este lamentável incidente ganha repercussão em razão das tensões provocadas pelo momento de acirramento da disputa eleitoral que marca atualmente a sociedade brasileira. Em um momento de extrema polarização, no qual as mensagens de ódio e de incitação à violência aumentam assustadoramente, a UFRB reitera sua crença na democracia e na valorização de princípios humanísticos, reafirmando o compromisso com a paz e com a defesa intransigente dos direitos humanos.

A Reitoria da UFRB, em nome da comunidade acadêmica, vem a público expressar solidariedade ao colega Prof. Dr. Nelson Eugênio Montenegro, convicta que a sociedade brasileira deve trilhar o caminho do entendimento, da tolerância e dos princípios e ordem democrática.

Cruz das Almas, 06 de outubro 2018.

Silvio Luiz de Oliveira Soglia
Reitor da UFRB

Georgina Gonçalves dos Santos
Vice-Reitora

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518), Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), Associação Brasileira de Imprensa (ABI Nacional, Matrícula nº E-002907) e Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia).