Eleições 2018: PT elege maior número de governadores no país

Senadora Fátima Bezerra (PT) comemora eleição como governadora do Rio Grande do Norte.

Senadora Fátima Bezerra (PT) comemora eleição como governadora do Rio Grande do Norte.

O PT, mesmo derrotado no plano federal, é o partido com o maior número de governos estaduais. Foram quatro, todos na região Nordeste – além de sair vitoriosa nas outras cinco candidaturas que apoiou na região.

A última vitória veio neste domingo (28/10/2018), com o triunfo no Rio Grande do Norte, que tem a senadora Fátima Bezerra como única mulher eleita governadora. Professora de origem, ela tem 63 anos e é filiada ao partido praticamente desde o início, em 1981. Fátima também foi deputada federal pelo PT.

O PSL do presidente eleito aparece no mapa eleitoral com três estados, dois na região Norte (Rondônia e Roraima) e um no Sul (Santa Catarina). O PSDB venceu também em três, todos hoje, incluindo o maior colégio eleitoral, São Paulo, além de Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

O MDB, que havia vencido em Alagoas no primeiro turno, ganhou no Distrito Federal, com um estreante (Ibaneis), e no Pará, com um “veterano” (Helder, filho do cacique Jader Barbalho). Terminou também com três.

No primeiro turno, o PSB venceu em três estados: Espírito Santo, Paraíba e Pernambuco, todos com reeleição. Na mesma situação, o PT voltou a ganhar na Bahia, no Ceará e no Piauí.

O PSC levou o segundo maior colégio, Rio de Janeiro. E venceu também no Amazonas. O Novo ficou com o terceiro maior colégio, Minas Gerais.

Também no dia 7, o DEM conseguiu dois governos estaduais, ambos na região Centro-Oeste: Goiás e Mato Grosso. O PSD venceu há três semanas no Paraná e no domingo em Sergipe.

Ainda com um cada, ficaram PCdoB (Maranhão), PDT (Amapá), PHS (Tocantins) e PP (Acre).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]