Dia do Servidor é registrado com sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana

Sessão solene em homenagem ao Dia do Servidor é realizada na Câmara Municipal.

Sessão solene em homenagem ao Dia do Servidor é realizada na Câmara Municipal.

À vontade com o tema, a servidora pública Charline de Almeida Macêdo Portugal iniciou a palestra na sessão solene alusiva ao Dia do Servidor Público na Câmara Municipal de Feira de Santana afirmando que nenhuma árvore se sustenta sem a raiz, para denotar a importância do funcionalismo para o serviço público. Ela falou de ética e profissionalização e destacou que a prestação do serviço público é das mais importantes do corpo social.

“Todos nós precisamos do serviço público”, resumiu a palestrante, que apresentou as diversas funções desempenhadas pelo servidor público em níveis federal, estadual e municipal. Charline Portugal lembrou que o início da atividade se deu na França, chegando ao Brasil em 1808, com a instalação da família real portuguesa. “No entanto, não existiam nem regulamentação nem legislação para os servidores”, destacou.

Ainda segundo a palestrante, em 1939, ou seja há 79 anos, surgiu um dos primeiros documentos que consolida as normas do funcionalismo público. “A ética no serviço público está relacionada aos funcionários que ocupam cargos políticos”, disse Charline, ressaltando que cada um é responsável por suas condutas. Com a exibição de um vídeo, ela finalizou evidenciando a importância do servidor público para a sociedade.

Hamilton Ramos Lima, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Feira de Santana, lembrou que em 2017 foi convidado para participar da cerimônia e estava em outra cidade. “Eu disse ao Cerimonial da Câmara que o servidor não tinha o que comemorar”, registrou o sindicalista, afirmando que os servidores de carreira estão em situação difícil, pela falta de reforma da legislação. “Meu respeito a todos”, concluiu.

Os convidados foram saudados pelo vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha), autor do requerimento para realização da sessão solene, que considerou a homenagem “das mais justas aos homens e mulheres que fazem do servir uma missão de vida”. Em seu discurso, Lulinha frisou que “nenhum país sobrevive e nenhum governo exerce o seu papel sem o corpo de servidores”, lembrando que a data é celebrada dia 28 de outubro.

A sessão foi conduzida pelo vereador José Carneiro Rocha, presidente do Legislativo, que compôs a Mesa de Honra ao lado de Denise Mascarenhas, secretária municipal de Saúde, representando o prefeito Colbert Martins da Silva Filho; Hamilton Ramos Lima, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais; e Charline Portugal, servidora pública da área de saúde e palestrante da noite.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]