+ Manchetes >

Detran Bahia orienta cidadão sobre CRLV e alerta para atualização cadastral

Diante dos questionamentos sobre o atraso dos Correios na entrega do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) orienta os proprietários sobre as opções para evitar possíveis transtornos e informa que, pela legislação atual, o documento não é mais de porte obrigatório, se o agente de trânsito tiver como consultar os dados do carro ou da moto pela internet.

Para facilitar a vida do cidadão, o Detran emite o CRLV na sede do órgão, na Avenida ACM, em Salvador, sem custo, em até 48 horas após o pagamento do licenciamento. Depois do prazo, o documento é encaminhado aos Correios para a entrega nas residências, em até 30 dias. Os dados do proprietário devem estar atualizados no órgão de trânsito, incluindo mudança de endereço. Não atualizar o cadastro configura infração administrativa. Em 2017, foi iniciado o recadastramento de veículos pelo portal eletrônico do departamento (www.detran.ba.gov.br).

Uma portaria do Detran autoriza que o comprovante do pagamento do licenciamento substitua o CRLV por 30 dias. Caso o envio pelos Correios não aconteça no período, a pessoa deve se dirigir ao órgão para retirar o documento gratuitamente. O proprietário que prefere se antecipar, gera um novo procedimento que caracteriza a emissão da segunda via do documento do veículo, com taxa de R$70,40.

“Os cidadãos dispõem de oportunidades para ter o CRLV sem pagar nada ou andar com o boleto do pagamento, mas alguns ainda insistem em não aproveitar as facilidades. A atualização dos dados é fundamental para evitar inconsistências cadastrais. Em breve, teremos a versão digital do documento, o que vai gerar mais comodidade”, explicou o diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]