Congresso em Salvador debate os 30 anos da Constituição e os impactos no Direito do Trabalho

Ministra do TST Delaíde Alves Miranda.

Ministra do TST Delaíde Alves Miranda.

Este ano a Constituição brasileira completa 30 anos, mais do que nunca trazendo muitos desafios para sua interpretação e aplicação.  Chamada de “Constituição Cidadã”, foi promulgada em 5 de outubro de 1988 e tornou-se o principal símbolo do processo de redemocratização do País, com vários mecanismos para evitar abusos de poder do Estado e garantir direitos fundamentais. Previu diversos direitos para os trabalhadores, em âmbitos individual e coletivo, em conformidade com a primazia do valor social do trabalho.

Após três décadas de vigência da Carta Magna, juristas, Magistrados, Procuradores do Trabalho, Advogados e estudiosos do Direito do Trabalho analisam avanços e retrocessos durante o Congresso de Magistrados Trabalhistas da Bahia (COMAT), com o tema: “30 anos da Constituição Federal e o Direito do Trabalho em mutação”.

O evento, uma promoção da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), será realizado no dia 19 de outubro de 2018, no Hotel São Salvador, no bairro do Stiep, em Salvador.  O público-alvo são Magistrados, Membros do Ministério Público, Advogados, Auditores do Trabalho, Servidores Públicos e Estudantes de Direito.

O Diretor Cultural da Amatra5, Juiz Guilherme Ludwig, destaca que “no atual cenário de crise econômica e de alterações da legislação trabalhista é essencial revisitar os fundamentos do Direito do Trabalho na Carta Magna”.

A solenidade de abertura do XXVIII COMAT terá como palestrante a Ministra do TST Delaíde Alves Miranda, que vai abordar o tema “A Magistratura Trabalhista e a Vedação ao Retrocesso Social”.

Será realizada também uma Roda Viva com o Procurador Silvio Beltramelli Neto (MPT/15), que abordará o tema “30 Anos da Constituição na Perspectiva do Direito Material do Trabalho”.

Painéis temáticos

O evento terá ainda quatro painéis. Um deles, pela manhã, vai abordar “A evolução do Conselho Nacional de Justiça”, com os Conselheiros do CNJ Valtércio Ronaldo de Oliveira (TRT5) e Luciano Frota (TRT/10).

Os outros três painéis serão à tarde. Um deles abordará o tema “A Precarização do Trabalho e a Constituição Federal” com a Desembargadora Carina Rodrigues Bicalho (TRT/1) e o Advogado José Affonso Dallegrave Neto.

“Desafios da Justiça do Trabalho no Estado Constitucional” será o tema do outro painel, com o Desembargador Manoel Carlos Toledo Filho (TRT/15) e o Juiz Ney Stany Morais Maranhão (TRT/8).

Para fechar o evento, o Ministro do TST Cláudio Brandão e o Presidente da Anamatra, Juiz Guilherme Feliciano, abordarão o tema “O Direito Constitucional do Trabalho e a Jurisprudência do TST”.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]