Com média de mil atendimentos mensais, SAMU completa 14 anos em Feira de Santana

Workshop de primeiros socorros é realizado durante evento que comemora o aniversário do SAMU em Feira de Santana.

Workshop de primeiros socorros é realizado durante evento que comemora o aniversário do SAMU em Feira de Santana.

Os atendimentos de urgência em Feira de Santana, há cerca de 14 anos atrás, eram prestados com somente uma ambulância para atender toda a cidade. O Corpo de Bombeiros era o órgão responsável pelo serviço. Mas desde a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) essa realidade mudou no município. Hoje esse trabalho é feito com oito ambulâncias bem equipadas e uma motolância, resultando numa média de mil atendimentos mensais.

Durante a comemoração de 14 anos de atividades do SAMU, o major do Corpo de Bombeiros, Adriano Bertolino, lembrou das dificuldades para atender a demanda antes da implantação do órgão municipal. “Hoje a gente fica muito feliz em ver o SAMU, 14 anos depois da sua implantação, bem estruturado e inclusive regionalizado”, pontuou.

A técnica de enfermagem Eliene Rosa está no SAMU desde a sua implantação. Ela participou da primeira ocorrência de atendimento. “Amo o SAMU. Lembro como se fosse hoje da minha primeira ocorrência que foi um paciente com amputação de membro inferior, mas que no final tudo deu certo. Cada atendimento é um aprendizado. A gente aprende e ensina a comunidade, é uma paixão”, relata.

O amor de Eliene pelo trabalho foi evidenciado na fantasia de sua filha de apenas quatro meses. A pequena Ana Mel vestiu uma roupa no padrão da farda usada pelos profissionais do SAMU. Para coordenadora do SAMU, Maísa Macedo, união, comprometimento e trabalho em equipe é o que contribui na prestação de um bom serviço para a comunidade.

Inúmeras vidas salvas

“Sabemos que nesses 14 anos inúmeras vidas foram salvas, pela agilidade, rapidez e eficiência. E por isso estamos aqui comemorando mais um ano de atividade”, ressalta a secretária de Saúde, Denise Lima Mascarenhas.

Workshop de primeiros socorros

Durante o evento, realizado no Centro de Cultura Maestro Miro, além das várias homenagens que foram feitas ao órgão, estudantes de escolas municipais, junto com agentes comunitários, participaram de um Workshop de Primeiros Socorros, demonstrando o resultado do treinamento feito no primeiro semestre deste ano nos distritos de Feira de Santana, através do Projeto ‘SAMU 192 mais perto de você’.

“Desde o ano passado nós fomos agraciados pelo projeto envolvendo a educação de Feira de Santana. Um trabalho maravilhoso, onde os alunos tiveram oportunidade de fazer aulas práticas e conhecer todo funcionamento do órgão, sabendo o quanto o SAMU é importante para nossa vida”, relata a representante da Secretaria Municipal de Educação, Adriana Simões.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]