Com 129 casos de câncer de mama este ano, Conselho da Mulher de Feira de Santana faz alerta para prevenção

Conselho da Mulher apresenta dados estatísticos sobre o câncer de mama em Feira de Santana.

Conselho da Mulher apresenta dados estatísticos sobre o câncer de mama em Feira de Santana.

O número de casos de câncer de mama continua crescendo em Feira de Santana, onde somente até agosto deste ano já foram computados 129 registros. O alerta foi feito pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM), na manhã desta terça-feira (30/10/2018), durante apresentação dos dados estatísticos sobre a doença no município, na Casa dos Conselhos, no Bairro Kalilândia.

Os dados estatísticos foram apresentados pela enfermeira Mara Luiza Rios, referência técnica em avaliação e monitoramento, da Secretaria Municipal de Saúde. Ela relatou os registros referentes ao monitoramento no período entre 2015 a agosto de 2018 e observou que as ocorrências vêm crescendo.

Para ter ideia da situação, conforme observou a enfermeira, em 2015 foram registrados 141 casos de câncer de mama enquanto em 2016 o número saltou para 178 casos. Já em 2017 foram computados 227 notificações. E até agosto já são 129 casos, sendo que ainda não foram incluídos os casos notificados durante o período da campanha Outubro Rosa.

Dentre os casos registrados, o maior número entre as mulheres com idade entre 40 a 49 anos, com 36 casos, seguido por 25 mulheres com idade entre 50 a 59 anos. “O que nos surpreendeu foi o registro de acontecimentos precoces de dois casos com mulheres entre 15 a 19 casos”, revelou.

Logo após a apresentação, o psicólogo Isaac Vinas, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), ressaltou o papel preventivo da equipe multidisciplinar que compõe o serviço desenvolvido pelo Município.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]