Coluna de Antônio José Larangeira de 24 de outubro de 2018

Walter Pinheiro, presidente da TB e da ABI, Desembargadora Lurdes Linhares, presidente do TRT, advogado Hudson Resedá e a médica Analuzia Moscoso de Carvalho, no Wish Hotel da Bahia, no 49° aniversário deste jornal.

Walter Pinheiro, presidente da TB e da ABI, Desembargadora Lurdes Linhares, presidente do TRT, advogado Hudson Resedá e a médica Analuzia Moscoso de Carvalho, no Wish Hotel da Bahia, no 49° aniversário deste jornal.

Kika Larangeira, aniversariante de amanhã.

Kika Larangeira, aniversariante de amanhã.

A coreografa Karyne Lacerda.

A coreografa Karyne Lacerda.

Exames médicos e registros trans

Em uma ação marcada pelo ineditismo em Feira de Santana, a equipe do programa Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, junto aos profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizaram na noite da última sexta-feira (19/10/2018), atendimento médico e social para transexuais e travestis em situação de prostituição. Em pontos estratégicos da cidade, a equipe de abordagem fazia o primeiro contato. Em seguida os demais profissionais (médico, psicólogo, sexóloga, enfermeiros, técnico de enfermagem e assistente social) se aproximavam para iniciar o acolhimento. Durante atendimento, os transexuais e travestis foram questionados sobre interesse ao registro do nome social e orientados sobre como proceder para adquirir o benefício. “Este ano a justiça determinou que não precisa mais o laudo médico para mudar o nome, então basta chegar no cartório e ter esse direito. Então a gente vai auxiliar, já que é a maior demanda que elas trazem”, informou o chefe da Divisão de Promoção de Direitos às Minorias, Fabio Ribeiro. Através da Prefeitura, eles terão todo acompanhamento para dar entrada com recurso na Defensoria Pública, sem nenhum tipo de custo.

Laço Rosa

Amanhã, Feira de Santana recebe o 2º Evento Sociocultural Laço Rosa, ação destinada a levar conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama. A iniciativa, promovida pela UNIFACS, vai realizar um desfile de moda com a participação de mulheres diagnosticadas com a doença, além de crianças atendidas pela Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC). No dia acontecerão também oficinas gratuitas de turbante, confecção de próteses mamárias, entre outras atividades. “O evento, sem fins lucrativos, tem como objetivo promover a ressocialização, saúde e qualidade de vida dos indivíduos acometidos pela doença”, explica a professora Anelize Gimenez.

Memorias

No lançamento do livro ‘Memórias – Arnold Ferreira da Silva’, que tem como organizadores Carlos Mello e Carlos Brito, haverá concerto da sesquicentenária Sociedade Filarmônica 25 de Março em homenagem póstuma ao sócio benemérito Arnold Ferreira da Silva, na sexta-feira, 9 de novembro, a partir das 19 horas, no Casarão Fróes da Motta. O regente é o maestro Antônio Neves e o corpo musical composto por 27 integrantes, incluindo alunos da Escola de Música Maestro Estevam Moura. A ação cultural é da Fundação Senhor dos Passos, através no Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie E. Poppino.

Nat de Kika

Estará completando idade nova amanhã a Inspetora da Secretaria de Educação Kika Larangeira, que vai comemorar em família, durante um jantar ‘chez’ sua filha Ingrid Araujo e o marido empresário e engenheiro Marcos Araujo. Não precisa dizer que o jornalista Larangeira estará presente.

Abralin, aqui

A Associação Brasileira de Linguística (Abralin) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) estão realizando desde ontem se prolongando até hoje o congresso ‘ABRALIN em Cena Bahia’ com o tema ‘Linguagem e Sociedade’. A abertura teve a conferência ‘Língua, Norma e Ideologia’, ministrada pelo professor Dante Lucchesi (UFF/UFBA/CNPq).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]