Circuito esportivo do município de Sento Sé recebe nome do coronel Valter Araújo

No dia em que o município comemorou 42 anos de emancipação o tradicional circuito da competição recebeu o nome do oficial, passando a se chamar Circuito coronel Valter Araújo.

No dia em que o município comemorou 42 anos de emancipação o tradicional circuito da competição recebeu o nome do oficial, passando a se chamar Circuito coronel Valter Araújo.

Há 35 anos a força e a bravura do comandante de Policiamento Regional da Chapada, coronel Valter Araújo, se tornaram marcantes no aniversário e na história da cidade de Sento Sé. Ele foi a primeira pessoa a completar o percurso de 30 km da corrida ‘Desafio da Praça – 50 voltas’, quando ainda tinha 18 anos. Na terça-feira (16/10/2018), dia em que o município comemora 42 anos de emancipação, o tradicional circuito da competição recebeu o nome do oficial, passando a se chamar Circuito coronel Valter Araújo.

Tudo começou no dia 13 de maio de 1983, quando o coronel, ainda garoto, foi desafiado por policiais a completar 50 voltas – que corresponde a 30 km – em torno da praça central da cidade. A competição foi aceita e após cumprir a tarefa, o oficial tornou-se o primeiro vencedor, sendo homenageado por autoridades e moradores.

Após o triunfo do coronel, populares também passaram a participar do evento, o que tornou a corrida uma tradição no munícipio, além de estimular os jovens a prática de atividades físicas. Dentre aqueles que tomaram o exemplo do oficial está o ex-jogador do Esporte Clube Vitória, João Carlos Rocha, conhecido como Dão, natural da cidade de Santo Sé.

Um ano após vencer o desafio, o jovem Valter ingressou na Polícia Militar. Ao lembrar o quanto foi ovacionado e respeitado ao vencer a competição, o hoje coronel confessa o quanto a corrida de 1983 contribuiu na escolha da profissão. “Foi a partir dali que as portas se abriram e que decidir ingressar na PM. Por isso essa homenagem é tão importante para mim”, contou.

Hoje, há 33 anos na corporação e após mais uma homenagem, o oficial se diz grato pelo reconhecimento e ressalta a importância de seguir o bem. “É necessário termos consciência de como é importante andarmos direito, termos boas condutas e mantermos sempre a humildade. Vim de uma família humilde, mas sempre tive os meus pais como melhores exemplos de dignidade”.

*Com informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]