Cavalgada da Juventude ocorre no Povoado de Pé de Serra, em Feira de Santana

Cavalgada da Juventude do Povoado de Pé de Serra.

Cavalgada da Juventude do Povoado de Pé de Serra.

José Edmundo Silva, 49, César Vieira, 38 e Diego Santana, 20, são três dos seis atuais organizadores da XII Cavalgada da Juventude – evento que teve início na noite de sábado (29/09/2018), com a missa em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro do Povoado de Pé de Serra, do Distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, e segue até o próximo sábado, 6.

Mas eles possuem mais características em comum: a luta pela preservação do festejo. César e Diego em particular, são primos. O mais velho fala de sua admiração antiga pelo evento. “É uma tradição anual. Todo mundo espera. Lembro que quando eu era pequeno, era difícil andar aqui na praça por causa da quantidade de gente que vinha prestigiar”.

Fã e organizador

Já Diego está em seu primeiro ano integrando a comissão de organização e já chegou com uma responsabilidade grande: é tesoureiro. Assim como o primo, ele conta que sempre acompanhou o evento e é um fã. As montarias, como eram chamadas antigamente, tiveram início há mais de trinta anos um grupo de amigos; dentre eles, José Francisco de Almeida, o Zé Pitola, tio de César.

O evento beirava o fim

José Edmundo, que chegou a atuar juntamente com Zé Pitola, conta que quando assumiu a organização do evento, este beirava o fim definitivo. Foi essa união e dedicação que o mantiveram até hoje. “Conseguimos a liberação da igreja e o evento ocorre, agora, aos domingos”, completa. A expectativa era de que 5 mil pessoas passassem pela Praça Isaías José Vieira neste domingo, 30.

Atrações musicais animaram o povoado

A festa também conta com atrações musicais. Passaram pelo palco neste fim de semana: Beto Filho, Forrozão Sela Mineira, Ramon Rios, Fran Lima e Ro da Vaquejada. A festividade conta com o apoio da Prefeitura.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]