Câmara Municipal de Feira de Santana concede Comenda Maria Quitéria à cantora Celiah Zaiin

Celiah Zaiin é homenageada na Câmara Municipal de Feira de Santana.

Celiah Zaiin é homenageada na Câmara Municipal de Feira de Santana.

A Câmara Municipal de Feira de Santana promoveu, na noite desta quarta-feira (10/10/2018), uma Sessão Solene para outorga da Comenda Maria Quitéria à cantora feirense Juscélia Figueiredo da Silva, conhecida como Celiah Zaiin, atendendo ao Decreto Legislativo de nº 39/2018, de autoria do Vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha, DEM).

O presidente do Legislativo feirense, José Carneiro Rocha (PSDB), conduziu a sessão compondo a Mesa de Honra ao lado de Paulo Aquino, secretário Municipal de Governo; do Magnífico Reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento Silva; do senhor José Olegário Teles da Silva, pai da homenageada e da homenageada. A solenidade foi prestigiada por vereadores, familiares e amigos de Celiah Zaiin.

Ao saudar os presentes, o vereador Lulinha destacou a trajetória pessoal e profissional da cantora, considerando-a um grande nome da ramificação artística do município de Feira de Santana. Celiah nasceu no dia 16 de fevereiro de 1970 neste município. É filha da senhora Julieta Figueirêdo da Silva e do senhor José Olegário Teles da Silva e tem como irmãos o senhor José Júlio Figueirêdo da Silva e as senhoras Julieta Jovem Figueirêdo da Silva, Joselina Áurea Figueirêdo da Silva, Joélia Joel Figueirêdo da Silva e Jucélia Magna Figueirêdo da Silva.

Lulinha lembrou ainda da formação artística da homenageada. “É licenciada em música pela Universidade Federal da Bahia (1996), além de possuir o magistério pelo Instituto de Educação Gastão Guimarães (1988), a conclusão do curso de teoria e percepção musical pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1985 a 1988), entre muitos outros. Vários também são os seus certificados como orientadora da área de canto coral e coordenadora do projeto ‘Cantando na Escola’ (2014) e ministra da oficina de canto/coral do Centro de Cultura Maestro Miro (2005)”, ressaltou.

E continuou. “É com muita honra e satisfação que estamos homenageando nesta noite, com a Comenda Maria Quitéria, a grande amiga Juscélia Figueirêdo da Silva, mais conhecida como Celiah Zaiin. Esta honraria refere-se à homenageada que tem prestado relevante serviço à comunidade de Feira de Santana, de qualquer natureza e, com muita justiça, está sendo concedida à conceituada Célia Zaiin, pois trata-se de uma pessoa com características semelhantes às da heroína que lutou na guerra da Independência da Bahia tais como lutadora, dinâmica e batalhadora. Não podendo esquecer que no ano de 2015 tivemos o orgulho de homenageá-la também com a Comenda Godofredo Rebello de Figueiredo Filho. Parabéns, amiga. Tenho a convicção de que suas atribuições não estão de acordo com quaisquer críticas em seu desfavor seja como ser humano ou profissional que é”, elogiou Lulinha.

A comendadora Juscélia Figueiredo da Silva, emocionada, agradeceu a honraria, relatou um pouco de sua caminhada artística e revelou a satisfação em receber a Comenda Maria Quitéria. “A Comenda Maria Quitéria é a maior honraria que uma mulher brasileira pode receber nesta vida. Maria Quitéria foi uma militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Ela foi a mulher que viu na guerra uma oportunidade de vida. Desde 2012 eu passei a entoar o Hino à Feira, Hino Nacional e Hino 2 de Julho vestida de Maria Quitéria à pedido da diretora de Turismo Graça Cordeiro, para atender aos eventos turísticos da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico”, lembrou.

A Sessão Solene contou com uma programação especial. Foi exibido um vídeo com os melhores momentos da comendadora Celiah Zaiin; houve a apresentação de um jogral com alunas do Centro Integrado de Educação Municipal Joselito Amorim; a apresentação do Coral Maestro Miro, sob a regência da maestrina Géssica Evelin de Jesus de Almeida e a apresentação do Hino à Feira executado pela comendadora.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]