Cachoeira: Estudantes participam de atividades diversas na FLICA 2018

Estudantes da rede estadual participam da Festa Literária Internacional de Cachoeira.

Estudantes da rede estadual participam da Festa Literária Internacional de Cachoeira.

As atividades promovidas pela Secretaria da Educação do Estado mobilizaram estudantes, educadores e visitantes que participaram da Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA), que começou na quinta-feira (11/10/2018) e foi encerrada neste domingo (14), em Cachoeira. O Espaço Educar para Transformar, localizado na Fundação Hansen Bahia, serviu de palco para os estudantes apresentarem suas obras literárias e musicais no Sarau Literomusical. Além disso, foram realizadas diferentes oficinas criativas, rodas de conversa e mesas de leitura, encontros literários e outras atividades que tiveram a literatura como matriz de discussão.

Neste domingo, a programação contou com exposições de obras estudantis dos projetos Artes Visuais Estudantis (AVE) e Educação Patrimonial e Artística (EPA). Segundo o secretário Walter Pinheiro, todos os anos a Secretaria da Educação prepara uma série de atividades voltadas para educadores e estudantes. “A FLICA traz um grande estímulo para que os jovens desenvolvam o interesse pelo mundo da leitura, ao mesmo tempo em que é uma espécie de vitrine para os estudantes apresentarem seus talentos a partir de obras que eles mesmos produzem no contexto escolar”, disse.

Gabriel Silva Vasconcelos, 20, 3º ano, do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, localizado em Salvador, comentou o que vai levar de bagagem do evento. “Foi uma experiência edificante, pois conheci pessoas de várias cidades e, o melhor de tudo, foi ter apresentado minhas obras musicais que eu faço com muita seriedade e perceber que todos que me ouviram cantar sentiram a energia que eu venho trazendo”, revelou o estudante, que se apresentou no Sarau Literomusical.

Esta também foi a primeira vez que Luana Eduarda Fernandes, 16, 3º ano, do Colégio Estadual Grandes Mestres Brasileiros, localizado em Matina, participou da FLICA. “Fiquei encantada com a riqueza do evento e adquiri muito conhecimento que vai ser útil em toda a minha vida. Gostei muito das atividades, a exemplo da oficina de Fanzine e, também, dos encontros literários, pois pude ver o talento de outros estudantes com a escrita e a música”, disse a estudante, que protagonizou o Sarau Pedro Calmon com os demais estudantes.

A programação montada pela Secretaria da Educação na FLICA contou com diferentes atividades como: Oficina de Cordel; Papo de cinema; Sarau Pedro Calmon; Exposição de obras de arte dos projetos AVE e EPA; Lançamento da coletânea de artigos ‘Nelson Schaun merece um livro’; Rodas e mesas de leitura; Encontros literários; Sarau Literomusical; Oficina de Fanzine; Oficinas artísticas ‘Eu escritor’ e ‘Papéis interativos’; Apresentação da experiência de duas escolas estaduais com o G-Suite e o projeto e-Nova Educação; Apresentação do livro digital ‘ Bahia, Brasil: identidade, trabalho e inovação’; Maratona de programação Hakathon, além de contação de histórias.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]