+ Manchetes >

Bahia participa de evento internacional que debate desenvolvimento do cacau no Brasil e no mundo

Reunião da World Cocoa Foundation, realizada em São Paulo.

Reunião da World Cocoa Foundation, realizada em São Paulo.

Representantes do Governo da Bahia participaram da reunião anual da World Cocoa Foundation – WCF (Fundação Mundial do Cacau), em São Paulo, que definiu ações voltadas às parcerias público-privadas do setor cacaueiro internacional tendo por objetivo a sustentabilidade da cacauicultura em todo o mundo. O encontro, que começou nesta quarta-feira (24/10/2018), segue até domingo (28), com debates, plenárias e viagem de campo.

O gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro, participou do evento e apresentou as iniciativas do governo estadual para fomentar a verticalização da cadeia produtiva do cacau. Ele destacou que a Bahia é o maior produtor de amêndoa do Brasil: “tem mais 68 mil propriedades de cacau numa área de quase 440 mil hectares, com 50 mil produtores envolvidos. Essa é uma agenda que nos coloca em destaque, a Bahia jamais poderia ficar de fora dessa reunião e deixar de ajudar no financiamento deste evento”.

Durante a explanação sobre o cacau da Bahia, Ribeiro apresentou um plano de expansão de 240 mil toneladas de cacau no final de cinco anos e também participou de reuniões com indústrias e com outros parceiros na busca da captação de recurso para ampliar o investimento na cadeia produtiva do cacau.

A especialista sênior em Desenvolvimento Rural do Banco Mundial, Fátima Amazonas, pontuou durante a reunião que “é de fundamental importância ter a Bahia inserida no WCF para conseguir firmar as parcerias não somente do setor público com diversos agentes, agências e instituições, mas, também, com o setor privado. Como resultado deste evento, eu penso que é possível o desenvolvimento de uma ação mais ampla. O Banco Mundial é financiador do projeto Bahia Produtiva, muito mais como um parceiro na transferência de informações, assistência técnica e suporte, para que o projeto possa apoiar de uma forma mais estruturadora através das alianças produtivas com a cadeia do cacau”.

Um dos pontos de debate na reunião foi a retomada do crescimento da cacauicultura. Entre as iniciativas apontadas está a promoção do adensamento (replantio) de áreas na Bahia, em conjunto com projeto de manejo da cabruca (técnica que corta apenas algumas árvores exóticas para reduzir o excesso de sombreamento).

Viagem de campo e história

De São Paulo, os participantes do encontro do WCF seguem para Ilhéus, BA, e, entre os dias 26 e 28, visitam experiências produtivas ligadas à produção de cacau, passam pelo Instituto Biofábrica de Cacau (IBC), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) e o Centro de Inovação em Cacau (CIC).

O diretor-geral da Biofábrica, Lanns Almeida, destacou que a reunião e as visitas de campo têm o intuito de assegurar a continuidade do crescimento da produção do cacau: “Este evento valoriza ainda mais a importância da rede produtiva do cacau no Brasil, principalmente na Bahia. A nossa participação reforça a relevância do Instituto Biofábrica, que é não só produtor de muda, mas, também, difusor de tecnologia e de inovação, o que fortalece o trabalho do Governo do Estado na disponibilização de mudas de alta qualidade, diretamente ao agricultor familiar”.

O WCF é uma organização internacional que promove uma economia de cacau sustentável, fornecendo aos agricultores as ferramentas necessárias para cultivar cacau de melhor qualidade e fortalecer suas comunidades. O entidade é o convocador do CocoaAction, uma estratégia de todo o setor para acelerar a sustentabilidade.

Participam do evento representantes dos países produtores de cacau da África e da América Latina, das Secretarias da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Meio Ambiente (Sema), Ciência e Tecnologia (Secti) e Turismo (Setur).

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]