Autores baianos lançam livros na Festa Literária Internacional de Cachoeira

No primeiro dia da Festa será a vez do relançamento da edição comemorativa de Cadernos Negros 40 anos.

No primeiro dia da Festa será a vez do relançamento da edição comemorativa de Cadernos Negros 40 anos.

De 11 a 14 de outubro de 2018 ocorre a Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA). O evento que está em sua 8ª edição terá diversas programações como debates literários, exposições, lançamentos de livros, apresentações artísticas, palestras, contações de histórias e muito mais para adultos e crianças.

No primeiro dia da Festa será a vez do relançamento da edição comemorativa de Cadernos Negros 40 anos. Este ano de 2018, a mais longeva antologia afro-brasileira completa 40 anos de existência e, na oportunidade, terá um recital com os autores baianos que fizeram parte dessa edição comemorativa.

Com publicações anuais desde seu primeiro lançamento, a antologia tem um papel fundamental na literatura brasileira, tendo, ao longo de suas quatro décadas, textos assinados por escritores que marcam a história com reflexões sobre a temática afro-brasileira. No volume 40, conta com 42 autores e com texto da contracapa assinado pelo ator Lázaro Ramos. Nessa celebração, que acontece às 15h30, na casa Educar para Transformar, estarão presentes 7 dos 8 autores da Bahia.

No feriado de 12 de outubro terá lançamento e bate-papo com os autores Franciel Cruz e Alex Simões, dos livros ‘Ingresia’ e ‘Trans formas são’, respectivamente. O evento também será no auditório da casa Educar para Transformar, às 16:30 horas.

No sábado (13), os autores baianos Caó Alves, José Walter Pires e Emanuela de Carvalho lançam seus livros ‘Almofadas com pelos de gato’, ‘A Epopéia de Horácio de Matos: o coronel da chapada’ e ‘A terceira pessoa depois de ninguém’ com um descontraído bate-papo. O lançamento será às 16:30 horas no mesmo local dos lançamentos anteriores.

Para a diretora Bárbara Falcón, da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), da Fundação Pedro Calmon (FPC), “a procura por essa oportunidade de ter um lançamento em uma Festa Literária é grande”, disse ela. Ainda segundo Falcón, “esse tipo de evento é um espaço privilegiado, uma vez que oferece um lançamento para um público mais sensível a leitura e interessado na atividade, além de disponibilizarmos divulgação e necessidades técnicas que resultam em mais visibilidade para o autor e oferece oportunidade do leitor ter acesso ao autor”, acrescenta a diretora.

Essas programações de lançamentos estão sendo realizados pela FPC, órgão vinculado à Secretaria de Cultura da Bahia (SECULTBA).

Leia e Passe Adiante – Aproveitando a chegada do mês em que celebra o Dia Nacional do Livro (29), a FPC doará 3 mil livros para o público da FLICA, através da segunda edição da Campanha Leia e Passe Adiante. O principal objetivo da campanha é o incentivo ao hábito da leitura e faz parte do Plano Estadual do Livro e Leitura. A Biblioteca de Extensão (BIBEX) também estará na cidade do Recôncavo, na Praça Teixeira de Freitas, levando contações de histórias, jogos, espetáculos teatrais e oficinas literárias para o público infantojuvenil.

A DLL – Diretoria do Livro e da Leitura da Fundação Pedro Calmon tem o propósito de incentivar a leitura, a formação de mediadores de leitura e fomentar e divulgar a produção de livros. Essa política é desenvolvida mediante apoio a organizações e pessoas que trabalhem para este fim, através de editais específicos; parcerias com organizações que comungam do mesmo objetivo; formação de leitores e mediadores de leitura; organização de concursos literários; e realização de campanhas que visem incentivar o crescimento e qualidade dos leitores baianos, sobretudo de crianças e adolescentes. Além disso, a DLL apoia a elaboração de planos municipais de livro, leitura e bibliotecas, em parceria com a Diretoria de Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia, DIBIP, outra diretoria da Fundação Pedro Calmon.

Agenda

O que: Lançamentos de livros

Onde: Festa Literária Internacional de Cachoeira

Quando: 11,12 e 13 de outubro de 2018

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]