16º Festival Internacional de Cinema Infantil ocorre em Salvador

Filme 'O Malabarista' será exibido durante o Festival Internacional de Cinema Infantil.

Filme ‘O Malabarista’ será exibido durante o Festival Internacional de Cinema Infantil.

Único festival de cinema dedicado ao público infanto-juvenil com abrangência nacional, o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), chega à sua 16ª edição e apresenta em Salvador cerca de 100 produções de um número recorde de países: 26 no total.

O festival reúne curtas, médias e longas-metragens, nacionais e internacionais, em sessões especiais, pré-estreias exclusivas com participações dos diretores, sessões de dublagens ao vivo, mostras especiais, exibições de filmes inéditos, debates, além das tradicionais sessões ‘O Pequeno Jornalista’ e ‘O Pequeno Cientista’.

O FICI terá ainda as sessões de curtas-metragens ‘Anima Mundi’ para crianças, ‘Pequenos que Nem Você’, 8X Animação e curtas suíços, em parceria com o Festival Internacional de Films de Fribourg (FIFF).

Além do público geral, mais de 35 mil alunos da rede pública serão impactados pelo festival, através do projeto ‘A Tela Na Sala de Aula’. A expectativa total de público desta edição é de 75 mil pessoas.

Com direção de Carla Camurati e Carla Esmeralda, o FICI já reuniu em todas as suas edições mais de 1,6 milhão de crianças e exibiu mais de 950 produções, de 36 países. Em 2018 exibirá filmes dos mais diversos gêneros, formatos e temáticas, que compõem um rico panorama da cinematografia mundial. A programação concentra mais que o triplo dos lançamentos infanto-juvenis no Brasil e muitos filmes são inéditos, apresentados exclusivamente no festival.

Para Carla Camurati “o festival é um encontro saboroso do cinema com a pureza e a curiosidade das crianças, uma excelente oportunidade de questionar e refletir sobre temas atuais e importantes de forma lúdica e leve”.

Carla Esmeralda complementa: “Nestes 16 anos de FICI já colocamos milhões de crianças nos cinemas, estes números e a qualidade da programação nos estimulam a seguir em frente! As mídias mudaram, o mundo se tornou digital nestes 16 anos de FICI, mas ainda o que realmente interessa é a narrativa e como a criança entrega seus sentimentos para uma história. A arte de fruição de uma boa história é uma das mais lindas habilidades da criança, que entrega seus sentimentos para acompanhar com emoção cada ação da narrativa.”

O festival já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói (RJ) e Aracaju (SE), e em Natal (RN) e Salvador (BA) acontece entre os dias 26 de outubro e 4 de novembro.

Programação em Salvador

26 de Outubro  de 2018

Sessão ‘O Pequeno Cientista’ –  presença do cientista Luciano Alardo, convidado que, depois do filme, nas sessões de 10:30 e 14:30 horas, conversa com as crianças sobre o filme ‘Fixies: Amigos Secretos’.

Sessão ‘O Pequeno Jornalista’ – presença de um jornalista convidado por cidade que, depois do filme, conversa com as crianças, sobre como é fazer uma entrevista, uma matéria, uma crítica de cinema revelando os bastidores da profissão em uma divertida palestra. O filme exibido será ‘Aventura dos Brinquedos’.

‘Mostra Novos Jovens’ – encontro marcado com estudantes pré-adolescentes para ver e discutir o cinema. Os debates acabam por levantar questionamentos e uma deliciosa e enriquecedora troca de ideias: sempre na Sala 2 com sessões às 10:30 horas, com o filme ‘Aquela Canção’, às: 14:30 horas com o filme ‘Circo Shikke: o Mistério Místico’, às 16 horas com o filme ‘Eu Sou William’.

Festival Internacional de Cinema Infantil Prêmio Brasil de Cinema – exibição de curtas-metragens de live-action, animação e Mostra Tem: sempre na Sala 7 com sessões às 10:30 horas, com “Histórias Animadas”, às 14:30 com ‘Histórias Curtas’ e às 16 horas com a Mostra Teen.

Sessão Acessibilidade – o filme exibido contém áudio-descrição, legenda e um interprete de libras proporcionando assim uma experiência completa para as crianças. Na Sala 1, às 10:45 horas, com o filme ‘Touro Ferdinando’.

27 de outubro

A abertura oficial do FICI acontece às 10:30 horas, nas salas 1 (3D), 6 (2D) e 8 (3D) com a exibição especial da série animada, 100% baiana, ‘Tadinha’, criada por Ducca Rios e Ana Claudia Caldas. ‘Tadinha’ é fruto da co-produção entre a Origem Produtora de Conteúdo e da Truq Cinema e Vídeo. A série foi produzida em 2016 com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual e do Fundo de Cultura da Bahia. Antes de se tornar série, ‘Tadinha’ foi um curta premiado como melhor animação brasileira no FICI de 2011. Serão exibidos simultaneamente também filmes da programação oficial do FICI nas outras salas do cinema.

28 de outubro

Exibição dos filmes da programação oficial do FICI

Dias 29,30,31 de outubro e 1 de novembro – Além da programação oficial do FICI, será realizada a programação especial ‘A Tela na Sala de Aula’, que atende a crianças de escolas públicas municipais e estaduais, projetos sociais, ONGs e escolas particulares. São exibidos filmes de diversas nacionalidades acompanhados de um caderno pedagógico para que as professoras, que também acompanham as sessões, possam realizar atividades em sala de aula após assistirem o filme.As sessões de “A Tela na Sala de Aula” serão realizadas às 10h30 e 14h30.  As escolas escolhem os filmes adequados para suas turmas e faz em um agendamento prévio com o produtor local de cada cidade.

3 de novembro – Além da exibição dos filmes da programação oficial do FICI, tem a sessão especial ‘Dublagem ao Vivo’, onde o filme exibido é dublado ao vivo por dois profissionais, um homem e uma mulher, que fazem as vozes dos personagens enquanto o filme passa na tela. A sessão vai acontecer na sala 2, na sessão das 16:30 horas, com o filme ‘Meu Amigo é uma Girafa’.

4 de novembro – exibição dos filmes da programação oficial do FICI

Agenda

O que: 16º Festival Internacional de Cinema Infantil

Quando: 26/10 a 4 de de novembro

Onde: Cinemark Salvador Shopping

Endereço: Av. Tancredo Neves, 3133 – Loja 301 – Caminho das Árvores, Salvador – BA

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]