UFBA lança o UFBACard como instrumento de informação e segurança

UFBACard é lançado como instrumento de informação e segurança.

UFBACard é lançado como instrumento de informação e segurança.

A Universidade Federal da Bahia lança nesta semana, em data ainda a ser confirmada, o cartão UFBACard, um instrumento de modernização da gestão da universidade que permitirá a identificação uniforme dos membros da comunidade acadêmica, “além de proporcionar uma melhor segurança para todos”, segundo observa o reitor Joao Carlos Salles. Todos os membros da comunidade acadêmica, estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, poderão solicitar o UFBACard pelo portal www.ufbacard.ufba.br. Os cartões serão entregues preferencialmente na unidade a que a pessoa está vinculada. Aposentados, profissionais e estudantes com vínculo temporário também poderão obter o seu UFBACard, a partir de 2019.

O UFBACard é uma nova e importante parte do sistema integrado de segurança da universidade, junto com os sistemas de alarme de incêndio, circuitos de câmeras e TV e sistema de monitoramento de veículos. A implantação do cartão para esses serviços será feita por etapas. Fora da universidade, o cartão poderá ser usado como instrumento de identificação. O seu sistema permite que instituições externas possam verificar se a carteira apresentada é válida e foi, de fato, emitida pela UFBA.

Com um chip eletrônico embutido, foto, nome e outras informações essenciais para identificação do usuário, os dados codificados do UFBACard estarão armazenados de forma totalmente segura, criptografada por um protocolo de segurança mundialmente utilizado por sites de instituições financeiras e de compras pela Internet, o chamado Secure Sockets Layer (SSL). E importante: todos os dados pessoais e acadêmicos dos portadores ficarão armazenados somente nos sistemas da universidade.

A solicitação do cartão é facultativa, mas o objetivo da administração é que o interesse por seu uso cresça e que ele se mostre sempre mais necessário, até em razão da agilidade de acesso a algumas facilidades e serviços que propiciará, como o empréstimo de livros nas bibliotecas e a utilização dos restaurantes universitários, onde vai dispensar a necessidade de assinatura de cada estudante que existe hoje, evitando, assim, as filas. Com o cartão também será possível o monitoramento do acesso ao Buzufba.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]