Com o calendário de visitas intensificado, a partir do segundo semestre, o Programa de Microcréditos da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, em apoio ao microempreendedor, está oferecendo crédito direto em até doze meses.
A concessão do empréstimo se dará mediante uma análise de viabilização do empreendimento, cuja proposta será submetida ao Comitê de Crédito coordenado pela Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC).
Após a aprovação do empréstimo, o recurso será liberado através dos bancos conveniados ao sistema CrediBahia/DesemBahia, por meio de uma ordem de pagamento. No prazo de, no máximo, 15 dias, o microempreendedor recebe o crédito e o boleto de cobrança, de acordo com o prazo estipulado pelo cliente-empreendedor.
Os valores disponibilizados para o Programa podem chegar a R$ 10 mil, para os empreendedores classificados como formais, e até R$ 7 mil para aqueles considerados como sendo da economia informal. O alvo prioritário do Governo Municipal são os comerciantes que não têm acesso ao crédito bancário e que têm potencial para aumentar o seu padrão de crescimento no mercado.
Criado há cerca de 18 anos pelo Governo do Estado, o CrediBahia está presente em 158 municípios. Os serviços oferecidos pelo Programa são gratuitos. Além das visitas, os agentes lotados nesta iniciativa prestam orientação mercadológica básica e um plano de negócio.