+ Manchetes >

Secretário da Saúde da Bahia apresenta avanços do SUS durante Congresso de Cardiologia em Brasília

Fábio Vilas-Boas, secretário estadual da Saúde da Bahia.

Fábio Vilas-Boas, secretário estadual da Saúde da Bahia.

“Saúde não se faz na emergência. Saúde se faz com prevenção.” Com essa afirmação, o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, participou como convidado da mesa de abertura do 73º Congresso de Cardiologia, que iniciou nesta sexta-feira (14/09/2018), em Brasília, organizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Na ocasião, Vilas-Boas elencou ações em implantação pelo Sistema Único de Saúde na Bahia para reduzir a mortalidade cardiovascular no estado.

Entre as ações apresentadas, estão o apoio a prefeituras para qualificação e abertura de Unidades Básicas de Saúde, a implantação em andamento de um Centro Especializado em Hipertensão Arterial Sistêmica e Aterosclerose, a ampliação do Centro Estadual de Diabetes (Cedeba), além da construção de Policlínicas Regionais de Saúde, com serviços de cardiologia completos, incluindo cardiologistas para realizar consultas e exames como ecocardiograma e teste ergométrico.

“Fornecendo resolutividade à Atenção Básica, evitamos que os pacientes precisem ir para os hospitais com casos que podem e devem ser solucionados na Atenção primária e secundária”, afirma o gestor da pasta na Bahia.

O secretário anunciou ainda a política de atenção integral ao infarto agudo do miocárdio (IAM) com a abertura programada de Centros de Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca em Barreiras, Irecê e Porto Seguro e a implantação de 52 pontos de atendimento a pacientes com IAM apoiados por telemedicina.

Mortes por doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil. São registradas, em média, 40 mortes por hora por infartos e acidentes vasculares cerebrais – AVCs, entre outras. Na Bahia, de 2008 a 2017 as taxas de internações e óbitos tiveram redução de mais de 20% cada.

O 73º Congresso de Cardiologia acontece de 14 a 16 de setembro, no Centro Internacional de Convenções de Brasília – CICB e vai discutir ainda temas como a capacitação de profissionais em hospitais para atender uma parada cardíaca e contará com aulas práticas para os participantes.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]