+ Manchetes >

Salvador: Mestre Olavo é o personagem central da próxima sessão do Cinema na Praça

Cartaz anuncia exibição do segundo episódio da série Saberes Passados no Cinema na Praça.

Cartaz anuncia exibição do segundo episódio da série Saberes Passados no Cinema na Praça.

Próximo domingo (09/09/2018), às 18 horas, a Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), em parceria com a Diretoria de Centro Histórico, apresenta mais uma edição do projeto Cinema na Praça, exibindo o segundo episódio da série Saberes Passados: Olofá – O Arqueiro, onde Mestre Olavo mostra o universo das cabaças, madeiras, facas, tintas, vime, beribas e outros ‘paus’ que são a base espiritual da sua arte. Com efeito, esse ex-aluno de Mestre Valdemar, assim como seu professor tornou-se um dos maiores detentores dos segredos presentes na feitura do berimbau. Em seguida, o mestre promove uma roda de capoeira, bem em frente à sua casa.

A cada domingo será apresentado um episódio, seguido de bate papo, nas imediações onde foram gravados. O objetivo do projeto é levar até essas comunidades o resultado do trabalho realizado pela produção da série.

No dia 16 de setembro, às 18 horas, a Casa do Benin recebe o Cinema na Praça exibindo o episódio Iyabassé – A Cozinheira, com Ana Célia contando os segredos das comidas no Banquete dos Orixás e como essa generosa filha de Oxóssi vive cercada de aprendizas que a consideram como mãe. Em seguida, acontece uma edição especial do Ajeum, onde serão servidos quitutes da culinária afro-baiana feitos por essa chef de mãos divinas para o público presente, durante um bate papo.

No dia 23 de setembro, às 18 horas, no Largo da Mariquita, Rio Vermelho, será exibido o episódio com Matheus Aleluia, Akorin – O Cantor, onde ele revela a presença sagrada do candomblé na sua obra musical.

Saberes Passados

A série retrata a relação entre mestre e aprendiz na preservação da ancestralidade e perpetuação das manifestações culturais afro-brasileiras na cidade do Salvador, que são de grande relevância para o país. Através de quatro personagens sinaliza a importância da oralidade na relação entre quem ensina e quem aprende para que a tradição torne-se um legado.

Tudo gira em torno dos conhecimentos de quatro personagens, abordando os ‘saberes do ferro e dos metais’, os ‘saberes das comidas’, os ‘saberes da mata e da madeira’ na confecção dos instrumentos da capoeira, e os ‘saberes da música’, respectivamente.

A obra é dirigida e roteirizada por Ducca Rios, realizada pela Origem Produtora de conteúdo, DPE Produções e Liberato Produções Culturais, com financiamento do Edital Arte na TV, da FGM em parceria com a Agência Nacional de Cinema (Ancine).

Agenda

O quê: Exibição do episódio Olofá – O Arqueiro – Com Mestre Olavo no projeto Cinema na Praça

Quando: 9 de setembro, às 18 horas

Endereço: Rua Livia Maia, Santa Mônica (em frente à casa de Mestre Olavo, antes da roda de capoeira)

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]