Salvador: grupo Choro Trio apresenta show no projeto ‘Segundas do Chorinho’

Cartaz anuncia show do Choro Trio no projeto Segundas do Chorinho.

Cartaz anuncia show do Choro Trio no projeto Segundas do Chorinho.

Abrindo a programação do mês, nesta segunda-feira (03/09/2018), o Projeto Segundas do Chorinho ano 7 convida o Choro Trio em ‘Amigos Chorões’ com os músicos Eduardo Brandão (violão 7 cordas), Júlio Caldas (bandolim) e Raul Pitanda (percussão), onde juntos dão nova roupagem aos clássicos do choro e da música popular brasileira, assim como vários outros músicos que sobem espontaneamente ao palco no formato ‘roda de choro’.

O Segundas do Chorinho tem data, hora e local fixos. Acontece em todas as segundas-feiras do ano, às 20 horas, na Varanda do SESI Rio Vermelho, quando apresenta grupos e artistas que trabalham com o Chorinho. Uma verdadeira Vitrine do Choro na Bahia, com vários grupos convidados, tendo o formato de um convidado a cada semana, numa parceria Hessel Produções, Siri Produções, Comida de Varanda e Teatro SESI Rio Vermelho / FIEB.

Choro Trio

O choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX. O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e ao longo dos anos se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular brasileira, reconhecido em excelência e requinte. Tem como origens estilísticas o lundu, ritmo de inspiração africana à base de percussão, com gêneros europeus.

O choro é visto como o recurso do qual se utilizou o músico popular para executar, ao seu estilo, a música importada e consumida nos salões e bailes da alta sociedade do Império a partir da metade do século XIX. Sob o impulso criador e improvisado dos chorões, logo a música resultante perdeu as características dos seus países originários e adquiriu feições genuinamente brasileiras. A improvisação é condição básica do bom chorão, termo ao qual passou a ser denominado o músico participante dos encontros em roda de choro, pois para tal, requer uma alta virtuosidade de seus intérpretes, cuja técnica de composição não deve dispensar o uso de modulações imprevistas e armadas com o propósito de desafiar e a capacidade ou o senso polifônico dos acompanhantes.

Nesta noite se apresenta o Choro Trio, tendo como integrantes amigos músicos que se juntaram para tocar choro e música brasileira instrumental.

Agenda

O que: Projeto Segundas do Chorinho – Ano 7

Quando: segundas-feiras do mês de setembro, às 20 horas

Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho, em Salvador

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]