Projeto Via Livre será executado no Colégio Gênesis, em Feira de Santana

O projeto Via Livre vem transformando a realidade do tráfego nas regiões de maiores conflitos das instituições de ensino da cidade.

O projeto Via Livre vem transformando a realidade do tráfego nas regiões de maiores conflitos das instituições de ensino da cidade.

Com um fluxo de cerca de 500 veículos nos horários de pico turno da manhã – e um pouco menos da metade a tarde – em suas imediações, o Colégio Gênesis será o próximo alvo do Projeto Via Livre, iniciativa da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). Os agentes começam o trabalho de ordenamento do tráfego no local na próxima segunda-feira, 1º de outubro.

O projeto Via Livre vem transformando a realidade do tráfego nas regiões de maiores conflitos das instituições de ensino da cidade. O colégio Padre Ovídio, localizado na Avenida Senhor dos Passos, foi o primeiro a aderir às mudanças em agosto de 2017, como piloto para as demais instituições. O Colégio e cursinho Acesso, localizados na esquina das Ruas Comandante Almiro e Estados Unidos no Bairro Kalilândia, foi a segunda instituição de ensino a receber o projeto em março deste ano.

Agora será a vez do Gênesis. O colégio existe há mais de 20 anos e vem acompanhando as transformações da cidade, crescendo junto com ela. Localizado em uma região de grande movimento, os horários de entrada e saída dos alunos coincidem com uma intensa demanda de veículos em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, a Avenida Getúlio Vargas, causando impacto em toda aquela região.

No total, são 580 alunos atualmente matriculados no colégio. Cerca de 63 pessoas, entre professores e funcionários, trabalham no colégio. “O objetivo do Via Livre é proporcionar um trânsito mais organizado para toda a comunidade escolar, o que vai refletir no tráfego de toda a região. O projeto vai proporcionar as condições necessárias para que os motoristas e pedestres possam colaborar para um trânsito seguro e assim trazer mais qualidade de vida à população”, explica o superintendente de Trânsito, Maurício Carvalho.

Iniciativa foi apresentada aos pais e alunos

O Projeto Via Livre foi apresentado pela primeira vez aos pais e alunos do Colégio Gênesis no último dia 17. A reunião que ocorreu no teatro do próprio colégio, contou com a participação de alunos, professores, funcionários no turno da manhã, e dos pais no turno da noite, onde puderam conhecer as mudanças necessárias para a implantação do projeto

Para execução do projeto, o colégio disponibilizará monitores, os quais estão sendo treinados pela SMT, para realizar a fiscalização e orientação do tráfego, assim como agilizar o embarque e desembarque dos alunos dos veículos. Isso, aliado à infraestrutura montada no entorno do colégio, vai garantir total segurança para todos.

“Na primeira semana de implantação prática do projeto, será realizada uma operação assistida pela SMT, a qual deverá acompanhar a atuação destes monitores e fazer as intervenções e modificações necessárias para o melhoramento do projeto”, explica Maurício.

“Se fizermos nossa parte formaremos pessoas conscientes”, diz mãe de aluno

Para Lina Passos mãe de um aluno do Gênesis, estas mudanças passam por uma questão cultural e de educação. “Eu vivi este caos no trânsito do padre Ovídio e acompanhei as mudanças de lá. Se fizermos nossa parte, dando o exemplo, formaremos pessoas conscientes no trânsito”, afirma.

Educação no trânsito é trabalhada em sala de aula, informa diretora

A diretora do colégio, Kênia dos Anjos, afirma que a educação no trânsito é um dos componentes trabalhados constantemente em sala de aula. “Primamos muito pela segurança da nossa comunidade escolar, mas este também é um tema que faz parte da educação, estamos trabalhando para que os pais possam dar bom exemplo, como também os profissionais que atuam no transporte escolar. Vestindo a camisa verdadeiramente, seremos os multiplicadores desta ideia”, comenta.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]