Projeto Retreta reúne dois patrimônios culturais de Feira de Santana

Primeira atividade do Projeto Retreta, realizado pela Sociedade Filarmônica 25 de Março.

Primeira atividade do Projeto Retreta, realizado pela Sociedade Filarmônica 25 de Março.

No último domingo (16/09/2018), aconteceu a primeira atividade do Projeto Retreta, realizado pela Sociedade Filarmônica 25 de Março. Um encontro com duas instituições que fazem parte do patrimônio cultural do município de Feira de Santana. De um lado a Quixabeira da Matinha, grupo residente no Distrito da Matinha – Feira de Santana, que mantem a tradição do samba de roda na região. Do outro a Sociedade Filarmônica 25 de Março que este ano completou 150 anos de fundação e que mantém tradição das bandas de música.

A apresentação aconteceu na sede da Associação Cultural Coleirinho da Bahia, sede da Quixabeira, no Distrito da Matinha. Primeiro a filarmônica realizou concerto interpretando partituras que compõe o seu acervo a exemplo da valsa Prof. Edelvira Oliveira de Antonio França e arranjos da música brasileira de Wellington das Mercês e Antonio Neves, respectivamente Azul da cor do mar de Tim Maia e Asa Branca de Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira. Depois foi a vez da Quixabeira da Matinha apresentar ao público o trabalho de manutenção do tradicional samba de roda. Através de uma roda de samba liderados por Guda Moreno e pela matriarca Dona Chica do pandeiro, os jovens da Associação Cultural Coleirinho da Bahia apresentaram ‘Quixabeira’, de autoria de Coleirinho da Bahia. A festa ficou completa após a interação dos dois grupos em uma roda de samba embaixo do cajueiro e com o público levantando poeira no terreiro até Maria chegar da lenha.

O Projeto Retreta é uma realização da Sociedade Filarmônica 25 de Março com apoio da Secretaria da Diversidade Cultura, Ministério da Cultura, por meio do Prêmio Leandro Gomes de Barros.

As ações do projeto chegarão ao Distrito de Bonfim de Feira no dia 11 de novembro e terão culminância no prêmio de Cultura e Desenvolvimento Local realizado Habitus Consultoria e Pesquisa com patrocínio da Belgo Bekaert Arames.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]