No mês de prevenção do suicídio, Feira de Santana ganha posto do Centro de Valorização da Vida

Inauguração do Centro de Valorização da Vida em Feira de Santana.
Inauguração do Centro de Valorização da Vida em Feira de Santana.
Inauguração do Centro de Valorização da Vida em Feira de Santana.
Inauguração do Centro de Valorização da Vida em Feira de Santana.

Com a inauguração do Centro de Valorização da Vida (CVV), Feira de Santana passa a integrar a rede nacional de postos de prevenção ao suicídio, considerado pelo Ministério da Saúde um problema grave de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora, no Brasil, período em que outras três tentaram, sem sucesso, se matar.

Instalado na Rua Senador Quintino, na manhã desta sexta-feira (14/09/2018), o CVV tem o objetivo de prestar serviço voluntário e gratuito de apoio emocional, atendendo presencialmente ou pelo telefone 188. Inicialmente, o núcleo local vai funcionar com uma equipe formada por doze voluntários aptos a fazer o acolhimento de pessoas emocionalmente acometidas por problemas psicológicos, como depressões, ansiedade ou stress.

“O nosso trabalho consiste em ouvir as pessoas e ajudá-las a superar os seus problemas. Os voluntários do CVV não são necessariamente detentoras de nenhuma especialidade no campo da saúde, e não temos nenhum vínculo político-partidário ou religioso”, destaca Maria Bernadete Farias Costa, coordenadora da unidade.

O estudo e a discussão do tema suicídio é uma das formas mais eficientes de se promover a prevenção, que só é possível quando a população, os profissionais da saúde, jornalistas e governantes têm informações suficientes para conduzir as medidas adequadas e ao seu alcance nessa frente.

Perfil da Instituição

Fundado em São Paulo em 1962 o Centro de Valorização da Vida é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973, mantenedora e responsável pelo Programa CVV de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio, desenvolvido pelos Postos do CVV em todo o Brasil.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.