Mais de 200 acidentes de moto com vítimas ocorreram no mês de setembro em Feira de Santana; simulado chama a atenção para este tipo de sinistro

Simulado promovido pelo SAMU e Corpo de Bombeiros, em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito, estão relacionadas às atividades da Semana Nacional do Trânsito.

Simulado promovido pelo SAMU e Corpo de Bombeiros, em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito, estão relacionadas às atividades da Semana Nacional do Trânsito.

Uma briga de casal que provocou uma perseguição no trânsito, resultando em um acidente entre uma moto e um carro com duas vítimas graves. Esta cena chamou a atenção de muitas pessoas que passavam pelo centro de Feira de Santana na manhã desta sexta-feira (21/09/2018).

O simulado promovido pelo SAMU e Corpo de Bombeiros, em parceria com a Superintendência Municipal de Trânsito e demais entidades relacionadas às atividades da Semana Nacional do Trânsito, marcou o encerramento das atividades no estacionamento da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. A ação promoveu o treinamento e a interação de todos os órgãos envolvidos com o trânsito da cidade, e chamou a atenção para os riscos causados pela imprudência no trânsito.

Enquanto a SMT organizava o tráfego para preservar o local do acidente, o SAMU e bombeiros realizaram a simulação do resgate das vítimas, destacando a importância na eficiência do tempo de atendimento aos acidentados.

De acordo com o SAMU, somente no mês de agosto deste ano, 200 ocorrências envolvendo motos foram registradas, e aos finais de semana este tipo de atendimento tem a maior recorrências junto aos casos de violência.

O médico do SAMU e integrante do núcleo de educação permanente, Tarcísio Maia, afirma que eventos como estes servem para chamar a atenção da sociedade sobre os impactos causados por um acidente de trânsito. “A simulação serve para a integração e treinamento das ações dos agentes participantes, mas serve ainda mais para mostrar ao motorista que aquela vítima poderia ser ele. E conscientizar a população sobre o seu papel cidadão no trânsito”, reflete.

De acordo com o coordenador operacional da SMT, Adelmo Amorim, a atuação da SMT em um acidente evita que outro sinistro ocorra e facilita a chegada do resgate. “A nossa função também é essencial para a estatística como também para os trâmites de registros policiais em caso de acidentes com vítimas”.

Empatia no trânsito

Agentes do núcleo de educação para o trânsito da SMT encerraram as atividades da Semana Nacional do Trânsito com uma distribuição de rosas amarelas, com o objetivo de conscientizar os motoristas a serem mais cordiais no trânsito.

Na ação socioeducativa, a distribuição de rosas nas sinaleiras foi acompanhada de mensagens de conscientização para que o motorista compreenda que o trânsito é feito por pessoas e não por veículos.

O encerramento das atividades contou com a presença de todos os participantes desta ação, a Superintendência Municipal de Trânsito- SMT, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT, o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), Serviço Social do Comércio – SESC, a Polícia Rodoviária Federal (PRF/BA), a 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (3ª Ciretran), a Polícia Militar da Bahia (PM/BA), através do Pelotão Asa Branca, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM/BA), além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), Guarda Municipal, e a Associação das Auto Escolas de Feira de Santana -SINDAUTO, 3 CIRETRAN, SEST/SENAT, SAMU, PRF, Esquadrão Asa Branca.

Superintendente comemora números positivos

Em um momento de destaque, o superintendente municipal de Trânsito de Feira de Santana, Mauricio Carvalho, homenageou a equipe do núcleo de educação para o trânsito da SMT, pelo empenho e dedicação no trabalho de conscientização e educação dos motoristas.

“Devemos comemorar porque temos diminuído índices de acidentes e mortes no trânsito de Feira de Santana. Mas não podemos parar o trabalho, nosso principal dever não é punir, mas educar. O Trânsito deve nos dar qualidade de vida. Temos que nos empenhar para fazer o nosso papel como cidadão”.

Maurício destacou ainda a união entre as forças dos órgãos de trânsito, para os projetos de ordenação, e sinalização do anel de contorno. “Não temos competência para intervir numa rodovia, mas buscamos a parceria com a PRF e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – DNIT, 3å Ciretran e Via Bahia, para proporcionar melhorias neste importante anel viário já que ele pertence à nossa cidade, e faz parte da rotina da vida de toda a nossa população”. As primeiras intervenções deste projeto de colaboração devem ser iniciadas em outubro deste ano, nas imediações dos Bairros Jomafa e 35BI, e pretendem proporcionar mais segurança à via.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]