MAC Feira de Santana sedia o sarau e a exposição ‘Eu Me Levanto’

Cartaz do sarau e exposição ‘Eu Me Levanto’.

Cartaz do sarau e exposição ‘Eu Me Levanto’.

O Coletivo de Empoderamento de Mulheres de Feira de Santana promove nesta sexta-feira (21/09/2018), às 19 horas, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC Feira de Santana), o sarau e a exposição ‘Eu Me Levanto’. A fim de visibilizar e valorizar a produção das mulheres da cidade de Feira de Santana e região, o evento reúne 20 artistas com uma diversidade de linguagens visuais.

‘Eu me levanto’ é o nome da proposta de exposição de artes visuais, inspirado no poema ‘Still I rise’ (Ainda assim eu me levanto) de Maya Angelou, apontando assim o objetivo de estabelecer um diálogo a partir das linguagens artísticas que reflitam e tencionem a importância e necessidade de posicionar-se politicamente e utilizar-se da arte como ferramenta de lutas e resistência.

Diante de um cenário político de tantos conservadorismos, retrocessos e, ao mesmo tempo, lutas pela manutenção de direitos essenciais, a palavra resistência parece corriqueira e, talvez, repetitiva. Não para as mulheres. Para Mariana Paim, uma das organizadoras do evento “resistir é nossa lei diária, é a ferramenta básica de nossa sobrevivência, é o ponto de partida da nossa luta contra as forças que nos querem mudas, recatadas e servis. Patriarcado parece incansável na tentativa de nos calar e por isso, a invisibilidade ainda é uma constante quando falamos de mulheres, de seus direitos, de suas escolhas, de suas vidas e também de sua arte”, argumenta.

Falar de resistência e arte é reverberar a obra de inúmeras mulheres dentre as quais se destaca a poeta, atriz, dançarina, professora norte-americana Maya Angelou (1928-2014). Considerada uma das mais influentes escritoras negras do século XX. O posicionamento contra as opressões que sofreu ao longo de toda a vida é a marca da poesia-resistência dessa mulher que rasga a carne do machismo e do racismo com versos como: “Você pode me riscar da História/ Com mentiras lançadas ao ar/ Pode me jogar contra o chão de terra, /Mas ainda assim, como a poeira, eu vou me levantar.”

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]