Governo do Estado inaugura nova UPA em Salvador

UPA de São Caetano.

UPA de São Caetano.

Após passar por uma grande reforma, a Unidade de Emergência de São Caetano foi reaberta, agora como uma Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA 24h). Com o investimento estadual superior a R$ 2 milhões entre obras e equipamentos, a unidade foi entregue nesta terça-feira (11/09/2018) e vai beneficiar mais de 100 mil pessoas na região.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “o serviço ampliará o acesso da população de Salvador à assistência em caso de emergência e urgência. Com 84 profissionais, sendo 20 médicos, UPA 24h terá capacidade de atender cerca de 150 pacientes por dia”, afirma o secretário.

A unidade funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e poderá resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso, ajuda a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.

A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o usuário chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

Investimentos

Esta é a quinta UPA inaugurada pelo Governo do Estado desde 2015, período que intensificou o reforço na rede assistencial dos municípios de Salvador, Feira de Santana, Jequié, Barreiras e Vitória da Conquista. Entre 2015 e 2018, foram abertos mais de 1.300 novos leitos pelo Governo na Bahia, aproximadamente 500 em Salvador.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]