+ Manchetes >

Governo da Bahia investe na conservação do patrimônio histórico e Catedral Basílica é reaberta em Salvador

Vista externa e interna da Catedral Basílica de Salvador.

Vista externa e interna da Catedral Basílica de Salvador.

História, turismo, cultura e fé.  A Catedral Basílica de Salvador, no Centro Histórico, reúne todos os elementos que tornam a Bahia um dos estados mais importantes para a memória do país. Símbolo da arte sacra e da arquitetura religiosa no Brasil, a catedral foi entregue na tarde desta sexta-feira (14/09/2018), inteiramente restaurada.

A atuação de especialistas de diversos órgãos estaduais ligados à conservação do patrimônio baiano completa o esforço e os investimentos do Governo do Estado alocados em diversos projetos para requalificar todo o Centro Histórico de Salvador, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade.

“Nós participamos de uma fase fundamental, que foi pensar e gerir o PAC das Cidades Históricas para a Bahia. Boa parte desse PAC hoje se transforma em obras reais. Nós enxergamos o Centro Histórico como um espaço amplo e pensado sob a ótica urbana”, afirmou o presidente do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), João Carlos de Oliveira.

Entre os destaques da intervenção estão a restauração das 13 capelas, a restauração do átrio, de toda a fachada principal e das torres de azulejos. Debaixo do altar-mor, sob uma lápide de mármore, foi encontrada uma escadaria que levava a uma antiga catacumba.

Já no interior de uma das capelas, ossadas foram descobertas, incluindo 13 crânios humanos. Também foram encontradas pinturas originais nas paredes e peças sacras. Na capela do Santíssimo foram recuperados diversos elementos com folhas de prata, que estavam encobertas por camadas de repintura.

A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, destacou que “a cidade de Salvador detém o título de patrimônio mundial, com monumentos de valor excepcional. Assim, a nossa obrigação enquanto governo é proteger esse patrimônio, que diz respeito não apenas à Bahia, a Salvador e ao Brasil, mas a toda a humanidade. A atual e as futuras gerações têm direito de usufruir de uma magnífica obra como é esse monumento histórico”.

Já Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, ressaltou que “a Catedral Basílica é uma igreja da humanidade. Para a Igreja Católica, é, acima de tudo, uma casa de oração, mas, para muita gente, representa o encontro com a arte. Hoje, depois de três anos e meio de restauração, nós mostramos ao povo a beleza que estava escondida nela”.

Requalificação urbana

Na ocasião, o gestor da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), Maurício Mathias, comentou que, para facilitar o acesso de baianos e turistas à Catedral Basílica e ao Centro Histórico, o Governo do Estado tem feito diversas ações na região.

“Estamos recuperando mais de 290 ruas em todo o Centro Antigo, por meio do projeto Pelas Ruas. Atualmente, a principal obra é a recuperação da Rua Chile, que foi iniciada no mês passado e temos a previsão de conclusão em cinco meses. Ela, que é a primeira rua do Brasil, terá a volta do paralelepípedo, novas calçadas e rebaixamento das redes elétricas”, explicou Mathias.

Na área do Centro Histórico, que integra o lote 2 do projeto Pelas Ruas, o investimento é de R$ 42,9 milhões na pavimentação de vias e requalificação de calçadas. Também é de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) a manutenção da região, que compreende, além da reforma de telhados, a iluminação especial das ruas e travessas e a recuperação externa de casarões, monumentos e igrejas.

De novembro de 2017 a agosto de 2018, o órgão recuperou a área externa de 129 casarões, localizados nas ruas Gregório de Matos, João de Deus, 28 de Setembro, Cruzeiro do São Francisco, das Laranjeiras e Largo do Pelourinho. Atualmente, a equipe trabalha na Rua São Francisco.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]