Filme ‘Dr. Ocride’ relata história do escritor, advogado e político baiano Euclides José Teixeira Neto; intelectual de esquerda lutou pela reforma agrária

O longa-metragem Dr. Ocride conta a história de Euclides José Teixeira Neto.

O longa-metragem Dr. Ocride conta a história de Euclides José Teixeira Neto.

O longa-metragem ‘Dr. Ocride: a história de Euclides Neto’, obra cinematografia dirigida por Edson Bastos e Henrique Filho relata a história do escritor, advogado e político baiano Euclides José Teixeira Neto (1925-2000), intelectual de esquerda responsável por uma das primeiras experiências de reforma agrária implantadas no Brasil.

Foi em Ipiaú, cidade natal dos cineastas, que Euclides Neto escreveu seus 13 livros e fez sua grande obra política: a Fazenda do Povo, onde cerca de 250 famílias vivem ainda hoje. O projeto, implantado por ele durante sua gestão na prefeitura entre 1963 e 1967, resultou no convite para ser secretário da Reforma Agrária no governo de Waldir Pires, na década de 1980.

Batizado com o nome pelo qual Euclides Neto era chamado pelo povo de Ipiaú, onde oferecia atendimento gratuito como advogado, o longa reúne filmagens, jornais, manuscritos e áudios que documentam a trajetória do ‘Dr. Ocride’ e entrevistas com a esposa, os filhos, amigos e moradores de Ipiaú, local de captação da maior parte das imagens atuais.

Sinopse

O filme aborda a vida política e a obra literária do escritor, advogado e político sulbaiano Euclides José Teixeira Neto. Conhecido como Dr. Ocride pelo povo, Euclides Neto notabilizou-se na luta pela Reforma Agrária. É reconhecido como um dos grandes escritores brasileiros da geração de 1930, com 14 obras publicadas, nas quais colocou o trabalhador rural como protagonista das narrativas. Com mais de 40 anos advogando, sempre defendia os trabalhadores rurais. Como prefeito de Ipiaú-BA (1963-1967), desenvolveu práticas socialistas, como a Fazenda do Povo, o primeiro feito bem sucedido da reforma agrária no estado da Bahia, projetando a cidade de Ipiaú a município modelo do Brasil. Fato este que também o levou a responder por inquérito militar durante a ditadura, em 1964. O documentário mostra como Euclides Neto direcionou sua vida e obra para dar voz aos trabalhadores rurais do sul da Bahia. Sua trajetória de resistência dialoga intensamente com os embates vividos no Brasil atual.

Ficha técnica

Roteiro e Direção: Edson Bastos e Henrique Filho

Narração e Interpretação: Agnaldo Lopes

Produção Executiva: Edson Bastos

Direção de Produção: Viviane Jacó

Direção de Fotografia: Gabriel Teixeira

Direção de Arte: Carol Tanajura

Som Direto: Pedro Garcia

Montagem: Henrique Filho

Desenho de Som e Mixagem: Eduardo Joffily Ayrosa

Trilha Sonora: Ayam Ubráis Barco, Danilo Ornelas e Ismera Rock

Finalização de Imagem: Griot Pós

Programação Visual: Kaula Corider

Foto Still: Milena Palladino

Confira trailer do filme ‘Dr. Ocride’

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]