+ Manchetes >

Feira de Santana: Festa do Vaqueiro ocorre na comunidade do Alecrim Miúdo

Festa do Vaqueiro na comunidade do Alecrim Miúdo, em Feira de Santana.

Festa do Vaqueiro na comunidade do Alecrim Miúdo, em Feira de Santana.

Há 31 anos surgia a Festa do Vaqueiro da comunidade do Alecrim Miúdo, do Distrito de Matinha. Mas há cerca de 11, um capítulo marcante dessa história começaria a ser escrito. Mário Ferreira, um dos cinco amigos que deram início ao evento, passava a bola para seu filho, Ubiratan Fonseca, hoje principal organizador do evento.

“Eu tinha 21 anos quando assumi o evento. Até hoje, meu sentimento é de muita gratidão por animar a comunidade e principalmente por não deixar essa tradição morrer”, afirma Ubiratan. Seu pai, Mário, conta que já não mais cavalga, mas foi esta paixão que o motivou, juntamente com seus amigos, a criar o evento.

A festa faz parte do calendário municipal de eventos

“Dá um orgulho por que a comunidade sempre abraçou a festa. Fora o São João de São José, essa é a maior festa da região aqui”, contou. Mário relata que, no início, ele e seus amigos arrecadavam dinheiro através da realização de bingos para organizar a festa. Hoje a festa conta com apoio da Prefeitura Municipal e faz parte do calendário municipal de eventos, o que, para ele, a deixou muito mais organizada.

Muitas atrações musicais

Iniciada na noite deste sábado, 15, a Festa do Vaqueiro do Alecrim miúdo já tinha expectativa de que 4000 mil pessoas comparecessem ao evento em cada um dos dias de festa. No primeiro dia, o compositor e agora também cantor, Tierry, foi quem gerou mais expectativa. Ele se destacou por compor letras de grandes nomes da música na atualidade, como Marília Mendonça, Jorge e Mateus, Maiara e Maraisa. Além dele, se apresentaram Forró com Mel e Pau na Mulêra.

Missa homenageou os vaqueiros

Na manhã deste domingo, foi realizada a missa para homenagear os Vaqueiros, celebrada pelo padre Zorimar Fernandes da Silva. O prefeito Colbert Martins Filho participou da solenidade religiosa e autorizou que a comunidade dê início às obras de ampliação da paróquia local. A Prefeitura dará apoio à obra.

Após a missa, deu-se início ao desfile de vaqueiros, que atrai pessoas de toda a microrregião de Feira de Santana e premia o vaqueiro “mais encourado”. No campo musical, Cometa da Paixão, Audácia Pura, Sela Vaqueira e Jeovane ditaram o ritmo da dança no segundo dia.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]