Federação de agricultores baianos comemora os 55 anos com nova diretoria

Solenidade de posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura.

Solenidade de posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura.

Com a presença de lideranças estaduais e nacionais foi realizada, nesta segunda-feira (17/09/2018), a posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), na Bahia, ao mesmo tempo que celebra os 55 anos da federação. A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Formação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Salvador.

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro, fez uma contextualização histórica desses 55 anos da Fetag e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que também completa 55 anos de existência e, além de apresentar diversas ações que vem sendo executadas, voltadas para o desenvolvimento rural, reconheceu a importância da federação na destinação de políticas públicas para o rural.

“Estão sendo executadas diversas ações pelas secretarias do Governo, não só em ações voltadas para a agricultura familiar, inclusão socioprodutiva, agroindustrialização, mas também em áreas como a da educação, com escolas em comunidades rurais e assentamentos de reforma agrária e fábrica escola. Essas são políticas públicas construídas de forma participativa e isso é simbólico e histórico, e a gente precisa reconhecer isso”.

O novo presidente da Fetag, João da Cruz, ressaltou que essa nova gestão é de continuidade: “Vamos dar continuidade às ações das gestões anteriores e buscar mais mecanismos para o desenvolvimento rural. Esse é o nosso maior objetivo: fortalecer a questão da sustentabilidade financeira dos agricultores, que é de fundamental importância”.

A Fetag

A agricultura familiar é uma das bandeiras da federação, considerada como uma forma de desenvolvimento sustentável e solidário, que deve ter assistência técnica gratuita, continuada e de qualidade. Outra ação importante é a inserção dos agricultores no processo da organização e comercialização da produção.

A Fetag atua ainda nas questões relacionadas à Previdência Social; em políticas voltadas para a reforma agrária; juventude, como forma de sucessão rural; de produção de alimentos saudáveis, com base agroecológica e orgânica; de desenvolvimento das mulheres, que são a maioria nos sindicatos, na Bahia e no Brasil; além da terceira idade, para ações relacionadas à organização e formação política dos sindicatos, daqueles que contribuíram com o desenvolvimento do nosso país, por meio dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]