+ Manchetes >

Exposição encerra Oficina de Fotografia sobre Meio Ambiente na FTC Feira de Santana

Estudantes da FTC participam de Oficina de Fotografia sobre Meio Ambiente.

Estudantes da FTC participam de Oficina de Fotografia sobre Meio Ambiente.

Uma pequena borboleta encontra um ponto verde em meio à folhagem seca; duas formigas transportam o alimento, indiferentes à presença humana; o material plástico descartado sem cuidado junto à nascente; um pássaro engaiolado em pleno parque. Situações como essas foram destaque na mostra que encerrou, nesta quinta-feira (30/09/2018), a Oficina de Fotografia, realizada pela FTC Feira de Santana, em parceria com a Abrienger Engenharia Ambiental.

Os registros foram captados pelas lentes dos alunos de Engenharia Ambiental que participaram do curso, dividido em duas partes, teoria e prática, sob a orientação do professor Luciano Macêdo. Depois das aulas no campus da Faculdade, os estudantes foram a campo para colocar em prática o aprendizado de dois dias. No Parque da Cidade Frei José Monteiro, o grupo produziu fotografias artísticas e flagrantes de degradação do meio ambiente.

Formado em Cinema, Luciano Macêdo afirmou que os alunos, em sua maioria, demonstraram sensibilidade, o que é fundamental para a fotografia. “Mas a técnica é essencial, inclusive para que eles conheçam o potencial dos próprios equipamentos”, disse o professor. Pensamento semelhante ao de Jasmini Tomé, que registrou “a resiliência da natureza, que renasce até em um tronco de árvore cortado”, conforme frisou.

Rayanne Lima apurou o olhar sobre as formigas e gostou do resultado, da mesma forma que Raicka Telles, que emoldurou o pássaro no cativeiro, e Geisica Moreira identificou a borboleta entre as folhas secas. Já Clécia Sampaio desviou o olhar da beleza natural, para registrar o descaso das pessoas que visitam o parque e deixam por lá lixo. “Acredito que o objetivo foi alcançado”, avaliou a professora Juliana Nunes, coordenadora do Colegiado de Engenharia Ambiental, que também participou do curso.

A exposição tem caráter itinerante e será montada em vários lugares até dezembro, segundo informou Roseane Oliveira dos Santos, da empresa Abrienger Engenharia Ambiental, prestadora de serviço à Embasa, responsável. “É um projeto de controle social e de educação ambiental para a população da área de intervenção do setor Leste”, explicou. Ela destacou a importância da parceria com a FTC, “instituição de ensino de referência”.

Sobre a Rede FTC

A FTC é uma rede com mais de 18 anos de experiência educacional voltada para formação de profissionais colaborativos, inovadores, empreendedores, e conscientes do seu papel social. Além das unidades em Salvador (Paralela e Comércio), a Rede também atua em diversas cidades do Brasil, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié, Juazeiro, São Paulo (SP) e Petrolina (PE), com mais de 30 cursos de graduação em todas as áreas de conhecimento e mais de 25 mil alunos. O portfólio educacional da Rede FTC ainda comporta o Centro de Idiomas THINK, com seis unidades em cidades na Bahia e em Pernambuco, e o Sistema de Ensino Plural, adotado em diversas escolas do país.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]