Estudantes da rede estadual da Bahia são premiados por projetos de iniciação científica em Recife e Santa Catarina

Estudantes premiadas na 14ª edição da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia.

Estudantes premiadas na 14ª edição da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia.

Estudantes da rede estadual de ensino estão se destacando nacionalmente por projetos de iniciação científica desenvolvidos em sala de aula, no âmbito do Projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado. Neste sábado (22/09/2018) dois projetos conquistaram premiações em 1º lugar e um em 2º lugar na 14ª edição da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (FENECITE), em Recife, e na terceira edição da Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.

Estudantes do Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, localizado no Bairro Barreiro, em Alagoinhas, conquistaram o Prêmio de 1º lugar na categoria Destaque em Inclusão Social, na FEBIC. As estudantes do curso técnico em Recursos Humanos Adrielle Bispo dos Santos, 18, Islaine Medeiros Souza, 17, e Tailane Menezes, 18, com a orientação da professora Maria de Lourdes Ramos, receberam a premiação e o credenciamento para participar de uma feira científica na Argentina, em 2019, a partir do projeto ‘Da Escola para o Mundo – Potencializando Saberes’.

“Receber esta premiação é muito significativo, pois isso vai dar uma outra dimensão para o projeto, mostrando para a sociedade como ele é importante. Não esperávamos esta premiação, e está sendo gratificante ter o projeto reconhecido”, relata Adrielle. O projeto trabalha com jovens da escola e da comunidade local buscando ampliar a autoestima e a auto-realização através de atividades socioeducativas.

A professora Maria de Lourdes explica como funciona a iniciativa. “Convidamos para participar aqueles em condições de vulnerabilidade e os jovens que vêm apresentando dificuldades de aprendizagem, com acompanhamento psicopedagógico e a realização de diversas oficinas desenvolvidas por voluntários nos finais de semana, na escola, a exemplo das oficinas de música, boxe, arte-terapia, artesanato, dentre outras atividades lúdicas”, diz. Pelo seu caráter social e abrangência, já conquistou outros prêmios, tendo ficado entre os 11 melhores projetos do Brasil no Prêmio Criativos da Escola, do instituto Alana, entregue no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, em dezembro de 2017.

Recife

Na FENECITE, em Recife, as estudantes Brizza Mota Correia, 17 e Bruna Palmeira Santos, 17, que cursam o Colégio Estadual Eurides Santana, localizado em Poções, conquistaram o primeiro lugar na categoria Ciências Humanas com o projeto ‘As nascentes do Rio das Mulheres: cuidar para não morrer’, com a orientação da professora de Geografia Lucineide Santos Dias. “O nosso projeto visa a revitalização das nascentes do Rio das Mulheres através de ações de conscientização da população urbana e rural, além de palestras e participação em exposições agropecuárias e audiências públicas, quando discutimos sobre o assunto. Para nós foi uma surpresa incrível receber esta premiação”, explicou Brizza Correia.

Também na FENECITE, ficou em 2º lugar na categoria Ciências Agrárias o projeto ‘Irrigador automático carregado através de uma bomba hidráulica (IACABH)’, criado pelas estudantes Gabriela da Silva e Raiane Damascena da Paixão, com orientação do professor de Informática Daniel Nobre, do Centro Estadual de Educação Profissão em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, localizado no município de Ilhéus. Com a premiação, os estudantes foram credenciados para participar da feira de ciências Youth Science Meeting, em julho de 2019, em Portugal. “Temos buscado estimular cada vez mais nossos estudantes na participação de feiras científicas e congressos, por entender que eles são protagonistas a partir do desenvolvimento de projetos que buscam uma conexão com a comunidade, inclusive, propondo soluções inovadoras para questões sociais”, destaca o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]